domingo, 13 de fevereiro de 2011

Familiares e amigos e o recém-nascido

Procurei informação sobre como nos devemos comportar com o bebé ainda na maternidade e durante o primeiro mês, encontrei algumas dicas interessantes que já foram inclusivamente abordadas pela Enfermeira no meu curso pré-parto.
1.- As visitas
Existe uma etiqueta para visitar amigos/familia que acabaram de ter um bebé. Primeiro, é bom informar-se se foi cesariana ou parto normal – como todas as cirurgias, a cesariana requer repouso absoluto. "A visita deve ser de no máximo quinze minutos".

As visitas devem lavar as mãos.

"Cumprimente os pais, veja o bebé e despeça-se."


Evite colocar perfume forte e não fume antes da visita. Se estiver constipado, não arrisque. É melhor deixar os cumprimentos para depois.

Não leve flores para a mãe. O pólen pode causar alergia. Se prefere cumprimentar a nova família em casa, espere passar os primeiros 15 dias quando mãe e filho já estarão mais bem-dispostos.

A visita nunca deve ser feita no dia do nascimento,
principalmente se o parto tiver sido cesariana.” “Nunca, em hipótese alguma, chegue de surpresa. O melhor é telefonar para perguntar o horário mais adequado

2.- O pegar ao colo e o beijo
Ao nascer, o bebé está livre da flora que será normal para ele. Depois, vai adquirindo a flora da mãe e do ambiente. Quem vai visitá-lo não pode estar doente. Pessoas gripadas, com furúnculos, pequenas infecções em volta das unhas, não devem visitar e muito menos carregar o recém-nascido. As outras podem pegá-lo ao colo, desde que lavem as mãos
e ele pese mais do que 2,5kg. Com menos peso, o risco de infecções é maior.

Beijar recém-nascidos também não é conduta aconselhável. Eles ainda não tiveram tempo para desenvolver a flora que irá protegê-los contra as bactérias alheias.
Em contrapartida, o beijo da mãe no bebé é uma das formas que a natureza tem de inocular vacinas naturais na criança. A mãe transmite ao recém-nascido seus próprios germes de forma diluída, desencadeando reacções de defesa no organismo infantil.


3.- O que não fazer:

* Sentar-se na cama da mãe
* Cumprimentar dando as mãos ou beijar a mãe
* Pegar o bebé no colo
* Beijar o bebé
* Falar muito ou alto
* Usar perfumes fortes
* Cheirar a cigarro
* Deixar o telemóvel ligado
* IR CONSTIPADO OU COM QUALQUER OUTRA DOENÇA
* Ir directo do trabalho, com a roupa suja, suada…
Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário