terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ecografia das 32 semanas

Ontem tivémos a nossa última ecografia, a das 32 semanas. Fizémos com o Dr.Amadeu (claro!!), depois de algumas horas à espera lá chegou a nossa vez.

Como a médica obstetra (Dra.Luisa Pargana) previu, a bebé está com um percentil de crescimento baixo, o que significa que tenho de repousar mais e andar menos. Eu já considero que tenho uma vida sedentária mas parece não ser o suficiente, tenho de relaxar ainda mais, para que a bebé aumente o seu peso. Deveria ter cerca de 2kgs a esta altura, e tem apenas 1kg800gr. Foi ver-se com muita atenção se eventualmente existiria algum problema que estivesse a perturbar o crescimento, mas felizmente não:
- cordão umbilical não pode estar melhor
- liquido amniótico muito bom
- placenta excelente

Sendo assim não há razão para preocupação, cabe-me a mim agora fazer o meu trabalho. Ainda assim mandei sms à médica e ela respondeu de imediato a dizer que devo marcar consulta e CTG para daqui a 2 semanas.
É importante para uma grávida stressada com um possivel problema ter feedback da sua médica, mas todos nós sabemos que os médicos são muito indisponiveis e claramente ficamos sem respostas frequentemente, é como é! Felizmente a minha médica é diferente e entrega-se de corpo e alma à "causa" Já o Dr. Amadeu me tinha dito "Dra. Luisa Pargana, grande obstetra", mas nada melhor que sentir na pele.

Enquanto não tenho consulta e como me cabe a mim fazer pela saúde da minha filhota, além das recomendações da médica fui fazer pesquisas e valendo o que vale, filtro as que me parecem fazer sentido.

relaxar mais- é a vida de bebé que tenho de fazer agora - recomendação da médica
Água - beber mais água - recomendação da médica
Leite - beber mais leite, tem proteínas
fruta
carne vermelha bem passada e peixe - salmão
leguminosas - feijão e legumes verdes
soja

Tenho de me virar para as proteínas. Esta semana já vou começar a introduzir mais alimentos com proteínas, especialmente leguminosas, leite, fruta e carne. A água tem de ser continuado, pois já bebo cerca de 1,5l a 2l por dia.

A ecografia também mostrou 6cm de fémur, 22 centímetros de perímetro cefálico, um excelente batimento cardíaco e actividade da bebé, muito ela se mexe, o que é um descanso para mim. De acordo com o Dr. Amadeu está tudo bem, não podia estar melhor, o peso é agora um objectivo mas sem grandes preocupações.
Vamos a isso!!! Print this post

1 comentário:

  1. A dra Luisa tb segui a minha gravidez e foi simplesmente excelente, ela é uma profissional 5 estrelas! deixa nos tranquilas e isso é mt importante numa gravidez! recomendo pq ela é mt boa médica

    ResponderEliminar