terça-feira, 23 de novembro de 2010

Porquê obesidade materna em pessoas informadas?

É certo que hoje em dia temos comida "fast" à nossa disposição e aliando a facilidade de comer alimentos gordos, calóricos, plásticos mas saborosos, à nossa vontade repetida de o fazer...não é nada dificil engordar 30kg como várias celebridades portuguesas se "orgulham".

Mas sejamos um pouco mais racionais: Também não é preciso ser-se muito inteligente e ter de fazer um grande investimento literário para saber que existe um limite no peso que se deve adquirir com a gravidez, não obrigatoriamente pela saúde da mãe, mas sobretudo pela do bebé.

Numa pesquisa que me levou menos de 10segundos, no google, eis o que obtive:

É esperado de uma mulher que tenha IMC (Indice de massa corporal) pré-gestacional menor de 19,8 kg/m2 ganhar entre 12,5 kg a 18 kg com a gravidez - eu tenho 19 ou 20 e por isso encaixo-me neste intervalo, vou tentar situar-me mais nos 12-13 do que nos 18, claro!!;

De uma mulher com IMC de 19,8 kg a 26,0 kg ganhar de 11 kg a 16 kg;

De uma mulher com IMC entre 26 kg a 29 kg/m2 ganhar de 7 kg a 15,5 kg;

E a que tiver um IMC pré-gestacional acima de 29 kg/m2 ganhar até 7 kg.

Faz sentido, certo? Quanto mais "gordinha" for a mãe menos peso precisa de ganhar.

Com 5 meses e meio de gestação, eu ganhei entre 3 a 4 kilos. Faltam-me ainda 4 meses para ganhar os restantes 8 kilos.


Cada mãe é responsável por si e pela sua saúde e tem o direito de fazer com ela o que quiser, mas o mesmo não pode fazer com a criança que carrega no seu ventre. Já se sabe que não há nenhum Ser humano totalmente livre porque não é livre de escolher os pais que tem, em especial a mãe que carrega o bebé e é a única responsável pela vitalidade fisica e emocional do mesmo. Por isso mesmo, se não por todas as outras óbvias razões devemos dar aos nossos filhos hipótese de escolha de ter uma vida saudável ou de fazer com ela o que quiser quando tiver idade para isso.


Saiba-se que obesidade materna é responsável por variadas patologias nos bebés e que uma mãe gorda não significa um bebé gordinho, bem pelo contrário, há cada vez mais partos prematuros por causa da obesidade.

Vejamos as consequências gravíssimas da falta de inteligência, falta de espírito de sacrifício e provavelmente (embora me custe a acreditar) falta de informação das mães que engordam 20-30-40 kg numa gravidez:


Para elas:

Mulheres obesas podem ter:
- diabetes gestacional,
- aborto e dificuldade para realizar reprodução assistida
- aumento dos niveis de depressão materna pós-parto
- diminuição de amamentação (quer do periodo de lactação quer da probabilidade de amamentação)


Para o bebé:

- malformação congénita
- disfunção feto-placentária
- retardo no crescimento intra-uterino
- morte intra-uterina
- problemas cardiovasculares
- problemas intestinais
- distúrbios do sistema nervoso central
- nascimento prematuro
- hiperactividade
- esquizofrenia e outras patologias mentais
- diabetes
- obesidade mórbida
- diâmetro occipital diminuído,
- membros superiores mais longos comparados com membros inferiores


Já para não falar no momento do parto:
distorção de ombro, sofrimento fetal, diminuição do Apgar, aumento da morbimortalidade, compressão do pólo cefálico, desproporção cefalopélvica e prolongamento do período expulsivo, podendo deixar sequelas definitivas nos filhos dessas mulheres.

Ora, eu demorei cerca de 10minutos a escrever tudo isto mas apenas 10segundos a encontrar um artigo cientifico que falasse sobre este assunto, além de tantos outros links de websites de aconselhamento. Será que o esforço é assim tão grande para encontrar informação positiva, que leve as mulheres a continuarem mal-informadas ou será que não vale o sacrifício de comer o "bolo com creme"?

De vez em quando uma asneirinha, de vez em quando um miminho...mas 20-30-40kg de asneiras? Será que querem mesmo ser mães? É que ser mãe significa acima d etudo SACRIFICIO, e se na fase mais importante não existe esse sacrifício..não imagino quando a criança já tiver nascido. Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário