segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pele, estrias, Vitaminas A e C e H2O

A meio do 2º trimestre começam-se a levantar alguns problemas e dúvidas com a pele.

A pele continua a esticar e depressa começam a surgir as primeiras estrias, que como se sabe são irreversíveis e por isso permanentes, para angustia de todas as mulheres, que pagam este pequeno preço por serem mães.

No passado dia 13 tive um pequeno grande susto porque acreditei que me tivessem aparecido duas pequenas estrias na barriga na parte superior. O aspecto delas era como se tivessem aparecido durante o dia e tinha as comichões habituais das estrias. Depois de um momento de pânico, já que as estrias aparecem de facto a cerca de 90% das mulheres na gravidez mas só após as 30semanas. O que fiz foi banhar-me de oleo johnson e depois cobrir a barriga de creme hidratante, esperando com isso minimizar o aspecto das estrias ainda recentes.

No dia seguinte não as vi lá pelo que nao deviam ser estrias, mas sim alguma marca estranha de roupa, mais profunda que não queria sair na noite anterior.
Como sustos destes têm sempre o seu "q" de positivos, fui pesquisar mais sobre o tema das estrias e descobri que quem tem propensão para estrias pouco pode fazer para evitá-las na gravidez. Mas dentro do pouco ainda há dois elementos que contribuem bastante para que as que aparecerem sejam de menor dimensão:

Água
Vitaminas A e C

A hidratação da pele é muito importante, mas desmistifique-se o papel sobrevalorizado dos cremes e óleos, porque muito embora contribuam para a hidratação da pele de fora para dentro...é um facto, não evitam de forma alguma o aparecimento das estrias.
Assim, é mais por uma questão de consciência que banho a minha barriguita todos os dias com óleo e creme gordo...afinal tudo ajuda. No entanto, o que realmente ajuda é a hidratação de dentro para fora, ou seja a água que ingerimos diariamente.

Recomenda-se, uma média de 1,5 a 2l de água por dia, nunca menos de 1,5l...e isto tem de ser todos os dias, sem excepção.

Eu não tenho cumprido estas doses, em média acho que ingiro à volta de 1 litro, máximo 1.5l, dividido em água, sumo de laranja, leite, chá e sopa. Por isso esta chamada de atenção veio mesmo a calhar, espero ainda ir a tempo...a partir de hoje, vou investir na hidratação. Aliás já era uma promessa que tinha feito a mim mesma pelos meus 30 anos...cuidar mais da minha pele. Agora que já fiz os 30 não há como escapar.

Vitamina C
Quem pensa que a vitamina C apenas (salvo seja) faz bem aos ossos, aos dentes, ás gengivas e aos ligamentos e vasos sanguíneos, engana-se. O curioso é que a vitamina C ajuda bastante na produção de colagénio que é um dos grandes elementos contributivos para a não degradação da pele. Com colagénio a pele mantém-se mais firme e jovem, actua como o agente botox, só que na versão natural!

Assim, há que ingerir bastante vitamina C, não só por estar grávida e a pinguinha precisar desta vitamina C para o seu crescimento, mas também para evitar estrias. Para obter vitamina C, e de entre outros alimentos que não sou muito apreciadora, felizmente os que mais têm esta vitamina são do meu quotidiano:
laranjas
kiwis
tomate
bróculos

- de entre estes, os bróculos e tomate não têm sido constante na gravidez, foram anteriormente à gravidez mas entretanto descuidei-me. Há que voltar à carga.

Vitamina A
Não menos importante é a Vitamina A, ou retinol, que já lemos e ouvimos muitas vezes em publicidade de cremes anti-rugas. Advém de alimentos como a gema do ovo e leite. E ainda a forma Caroteno da vitamina A, que se obtém nomeadamente de cenoura, abóbora, espinafres, agrião. Quanto mais verde ou amarelo for o alimento mais caroteno tem.


Podemos também ajudar a pele com máscaras de mel após o banho, é um excelente alimento de hidratação de pele, mas lá está...qualquer agente que actue de fora para dentro é sempre menos eficaz dos que actuam internamente.

Pelo lado negativo existem outros elementos que favorecem o aparecimento das estrias pelo seu elevado teor calórico ou de açúcar, como por exemplo carnes vermelhas, farinhas brancas (massas, bolachas não integrais, arroz branco...), fritos, doces e chocolates. Evitando estes alimentos estaremos a contrariar um pouco o aparecimento das ditas maléficas estrias.

Esta é a minha receita para os próximos 3meses e meio! Vamos em frente, marchar marchar!! Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário