terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ecografia Morfológica

Hoje, dia 23 de Novembro, comecei o dia muiiiiito cedo. às 05.20 da manhã já estava a pé, para me preparar para a eco morfológica das 22 semanas.
Depois de um bom pequeno-almoço recheado de proteína e vitaminas ( 1/2 litro de água, 2 laranjas pequenas, 1 kiwi, um queijo fresco e uma torrada), e de um banhinho relaxante, eu e o papá da pinguinha saímos "chuva fora" em direcção ao Centro Ecográfico de Entrecampos para a consulta do Dr Amadeu das 06.45h.
A minha irmã já me tinha recomendado este médico e a minha própria médica deu boas recomendações também, mas nada como ter a experiência em 1ª mão.

A pinguinha estava muito activa, deve ter estranhado tamanha actividade tão cedo, ou então estava rabugenta por não a deixarem dormir, talvez por isso decidiu colocar-se de cabeça para baixo e "chutear" a barriguita, felizmente estava em excelente posição para a "fotografia".

A ecografia morfológica é muito importante e provavelmente por isso é a mais demorada, esta durou cerca de 1h 30m.

A ecografia Morfológica analisa toda a anatomia fetal e detecta várias malformações graves;
Permite avaliar os marcadores ecográficos de anomalias cromossómicas e/ou genéticas.

Este exame permite uma análise sistemática e completa da morfologia fetal. O Dr Amadeu observou, mediu, re-observou e re-mediu cada parte do corpo da pinguinha.
Começámos, com outro médico especialista em cardio, por uma análise de 10minutos no coração, onde se avaliou todas as cavidades, tamanhos, funções, fluxo sanguineo, batimento cardiaco, entre outros.
Depois seguiram-se as restantes partes do corpo, numa parte 2 do exame já com o Dr Amadeu, nomeadamente:
• Crânio(forma, ossificação)
• Cérebro (estruturas internas, dilatações, anatomia)
• Face (lábios, palato, globo ocular, cristalino, osso nasal, mandíbula, maxilar)
• Orelhas (implantação, formato)
• Coluna (cervical, torácica, lombar)
• Nuca
• Tórax (ecogenicidade pulmonar, relação da área cardíaca, hérnias)
• Coração (quatro câmaras, vias de saída, defeitos septais, eixo, ritmo)
• Abdómen (dimensão)
• Rins e bexiga - perfeição de acordo com o médico;
• Estômago, fígado e intestino - tudo normal, limpinho e a funcionar correctamente;
• Membros (pernas, pés, braços, mãos e dedos) - "Mãos compridas como a mãe" disse o Dr. Amadeu...é verdade pinguinha mãos compridas e delicadas, serás pianista. 5 dedinhos nas mãos e 5 dedinhos nos pés, todos os dedos com os respectivos ossos...tudo normal.
• Genitais (confirmação do sexo fetal), não que fosse necessário mas já agora ficámos com uma fotografia do grande plano para qualquer dúvida que ainda pudesse haver

Além da avaliação estrutural realiza-se também a biometria fetal completa, incluindo medidas dos ossos longos (tia, femur, cubito,...) , circunferência craniana, circunferência abdominal e todas as relações biométricas. (DBP/DOF;CC/CA e DBP/CF).

A idade gestacional ao dia 23 de Novembro é de 22 semanas e três dias, pelo que se estima que a pinguinha nasça entre o dia 13 de Março e o dia 25 de Março, considerando 38 ou 40 semanas.

Foi uma experiência belissima, a de ver a pinguinha durante mais de 1 hora, a chutear, a pular, a chupar os dedos, a "morder" os lábios, coçar a cabeça, uiii entre tantos outros gestos engraçados.
No fim, os papás foram congratulados pelo Dr Amadeu por estarem a garantir uma gravidez saudável, e à mamã por continuar magrinha e a garantir que a sua bebé não é vitima da ideia falsa e pré-concebida de que gravidez= comer por dois. Ainda nos falou de que em lisboa a obesidade pré-natal das mães aumentou de 2006 a 2010 cerca de 52%, o que é na minha perspectiva, no mínimo chocante. Mas no próximo post falarei sobre isso. Este é apenas de celebração.

Estamos de parabéns, agora a pinguinha só tem de crescer e a mamã continuar a fazer exercício (andar a pé), beber muita água, comer muita fruta e proteínas e evitar gorduras. Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário