terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sabias Que? Factos sobre gravidez Dr.Oz - Parte 2

mais dicas do Dr.Oz...

1.- Faixas

os bebés recém-nascidos ainda não controlam os seus movimentos, porque ainda não descobriram os seus membros inferiores e posteriores. A primeira coisa de que se dão conta é que têm duas mãos que mexem e que vão à boca, mas não sabem bem o que fazer com elas nem controlam ainda os reflexos. Esta limitação temporária perturba o soninho deles, já que de vez em quando lá vai um braço ao rosto, ou um pontapé na alcofa. Para evitar estas constantes auto-ameaças existe uma técnica que não só os protege como também devolve a sensação intra-uterina de aconchego e consequentemente acalma-os durante o soninho. Chamam-se as faixas.
A imagem em baixo mostra como fazer a faixa.
A técnica ensina em 6 passos como aconchegar o bebé. Diz o Dr Oz que podemos fazer este procedimento até um ano de idade se acharmos que o bebé tem o seu soninho interrompido e fica rabugento. Na verdade eles gostam de se sentir assim, apesar de pessoalmente me fazer alguma confusão. Pensando logicamente, para quem passa 9meses apertado e esborrachado, estar assim aconchegado deve ser confortável, se ainda por cima em vez de se debaterem ficam calmos...não restam dúvidas.

Mais dicas em: http://www.youtube.com/watch?v=CHcaNXCx_eo&feature=fvw

2.- Os brinquedos

é importante ter alguns brancos e pretos. Os bebés não conseguem ver cores mas percepcionam os contrastes, seria bom ter de novo a televisão e revistas a preto e branco só como opção durante as primeiras 10 semanas de vida. Apostar em bonecs com grandes contrastes de cores é uma excelente opção para estimular desde cedo o cérebro do nosso pequenito. Eu andei à caça de bonecos com essas características mas foi um desafio encontrá-los. De repente lembrei-me dos únicos desenhos animados que existiam na fase de branco e preto...disney claro!! Fui à loja da disney e contrei o famoso mickey mouse preto e branco, comprei o Mickey e a Minni, são giros porque além dos grandes contrastes de cores, têm pormenores acentuados, mãos grandes, orelhas grandes, nariz grande, olhos pronunciados, pernas longas e pés enormes :) tenho de tentar achar um pateta agora :) e um Pinguim claro...
Curiosamente ou não, certo é que as marcas não apostam nas 10 primeiras semanas de vida dos recém-nascidos, mas as mães devem fazê-lo.

Depois das 10 semanas os bebés começam a ver as cores intensas: vermelho, laranja e verde. Boa altura para mostrar sapinhos, joaninhas, abelhas.

3.- contacto com a pele

quer para os pais que não têm a oportunidade da vinculação através da amamentação, quer para as mães, devemos estimular ao máximo o toque com o bebé e o aconchego pele a pele. Além de acalmar o bebé, melhora as cólicas, estimula a função da imunidade, ajuda os bebés a adormecer mais rápido e por tudo isto deve fazer parte da rotina diária... Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário