quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

3ª aula Pré-Parto - Sexo na Gravidez; Hormona dos espermatozóides

Pois é, hoje tive a minha 3ª aulinha nos Francisquinhos com a Enfª Flores e foi, como sempre, muito esclarecedora. Qualquer dia tenho de levar bloco de notas.

Papás para que vos queremos?
Hoje aprendemos o papel fundamental dos papás no parto.
Na realidade e como diz o Dr. Oz os papás estão lá para fazerem tudo o que as mamãs querem e para tirar fotografias.
Se por um lado devem eternizar a hora do nascimento do bebé com uma foto ao relógio da sala, a primeira pesagem do bebé com uma foto à balança; por outro lado também devem dar a mão às companheiras para que elas a espremam de tanta força, bem como o queixo se sentirem necessidade de lhes dar um murro...só porque sim!

Mas a enfermeira foi mais longe...o papel do pai pode ser um pouco mais activo e há que controlar:
- a frequência cardíaca do bebé -se descer abaixo dos 90 bt/min, alertar de imediato a equipa médica
- o nível de contracções da mãe, caso haja necessidade disso.
- segurar no pescoço da mãe na hora de fazer força

Eu ainda acrescento relembrar a respiração, pois as dores por vezes são tão intensas que levam à irracionalidade e desespero, nada melhor que ter alguém a incomodar com os constantes sopros...apesar de chato dá jeito para manter a coisa no seu caminho.


Sexo com bebé no meio?
Mas aprendemos mais coisas, por exemplo, embora não esteja provado (diz o Dr.Oz) que o sexo nos ultimos dias da gravidez ajuda a induzir o parto, parece que tem havido alguns estudos que têm demonstrado o contrário, pelo que...aconselha-se à prática sexual sobretudo na fase final da gravidez para contribuir para o trabalho de parto. A dica mais interessante é que aliado à pratica sexual está a vitamina C e por isso antes do acto a mãe deve beber um sumo de laranja. porquê?
Boa pegunta...porque a vitamina C acidifica o colo do utero e os espermatozoides adoram encostar-se á vitamina C, claro que morrem logo depois mas antes de morrerem fizeram o favor de dpositar no colo do utero a hormona que contribui para a contracção do útero...facilitando desta forma o trabalho de parto. Quem sabe se não resulta, hein? Achei interessantíssimo.

Estrias...estrias...
Ao levantar-me de um exercício Kegel levei com um "berro" da enfermeira...uma chamada de atenção muito importante porque de facto levantei-me mal. As grávidas devem levantar-se de lado, se estão deitadas como era o caso devem voltar-se para o lado e depois levantar. Se fizerem como eu que fiz o levantamento frontal apoiando-me numa das pernas (abracei uma perna), podem estar em busca das estrias, é que elas aparecem se fizermos força nos locais frágeis do abdómen, que reagem a este tipo de levantamento. Vá-se lá pensar nisso não é?

Boca seca sim, mas lábios gretados não
Algo em que nunca tinha pensado, mas que a maioria das mamãs se lembram numa 2ª gravidez - levar bâton cieiro para o bloco de partos. Ao que parece a respiração constante e intensa, durante horas e horas e horas seca muito os lábios podendo provocar gretas. Já bem basta o desconforto das posições e da dor, não queremos sentir fogo nos lábios. Viva o baton do cieiro.


A Hora H
Quando ir para o Hospital?
Quando temos contracções há mais de 1 hora com intervalos de 5minutos. As contracções são já fortes e recorrentes. Mede-se o tempo de uma contracção desde o inicio de uma até ao inicio da segunda;
Quando as águas rebentam e o liquido é verde ou acastanhado a urgência em chegar ao hospital deve ser maior do que quando as águas rebentam e são claras, pois significa infecção do liquido amniótico e bebé em esforço, em qualquer das situações devemos ir para o hospital, sendo a 1ª situação mais preocupante;
Finalmente quando deixamos de sentir o bebé durante algumas horas. Por isso devemos ir fazendo o teste dos movimentos, em que o bebé deve movimentar-se pelo menos 10 vezes no período de 2 horas. O não movimento pode significa falência cardíaca ou asfixia por cordão umbilical, por exemplo.


Águas, rios, oceanos
Pois é, parece que quando as águas rebentam, elas não só rebentam e molham tudo por onde passam como são continuas durante algum tempo. A coisa não escorre e pronto, pode demorar um pouco a passar. Como temos de ir para o hospital, usamos um penso ou uma toalha para proteger. Print this post

1 comentário:

  1. Sim, o esperma é rico em prostaglandinas que é a hormona usada para ajudar a dilatar o colo do útero nas induções. Sexo nos últimos dias é altamente recomendado pelo meu obstetra.

    Sobre ir para o hospital quando rebentam as águas, eu diria para ires imediatamente se o líquido tiver sangue vivo, forem verdes ou castanhas. Caso o líquido seja claro e transparente (e até pode ser um pouco cor de rosa), nesse caso, não vás a correr. Espera primeiro pelas contracções ritmicas.
    E quando a bolsa rebenta, tanto podes perder muito pouco líquido, como ser um dilúvio.
    No meu caso foi um dilúvio :) e não havia penso ou toalha que o aguentasse. Acabei por me resignar ao facto de que iria encharcada para o hospital. É boa ideia teres preparado um resguardo + toalha no carro para colocares no assento. Dizem que a nódoa de líquido amniótico nunca mais sai (embora cá em casa o tapete da casa de banho levou vários banhos de líquido e depois de secar não se notava nada :) )

    ResponderEliminar