segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Flashback - 10 semanas


Eis o video da 10ª semana...a acreditar que já entrei nas 12 semanas, e como não tive oportunidade de falar na 10ª e 11ª semanas vou fazer um flashback de alguns pontos interessantes:




Nesta 10ª semana:


O bebê já consegue chutar, engolir e movimentar-se, feitos incríveis para uma criaturinha que ainda tem o tamanho de um batom! Nas próximas semanas, no entanto, o bebé deve dobrar de tamanho. Agora irei notar as roupas cada vez mais apertadas, porque o meu útero está a preencher a região pélvica.

O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até ao rabinho, e pesa menos de 4 gramas.
Os órgãos sexuais externos estão a definir-se, e daqui a algumas semanas já vai dar para ver numa eco se o piglo é um menino ou uma menina.

Com 10 semanas o bebé tem o tamanho de uma noz. Ele passa de embrião a feto.

O rosto está formado, e começam a surgir os botões dentários, que se transformam em dentes


A partir de agora, os órgãos crescem rápido.


A membrana que o bebé tinha entre os dedos já desapareceu. As unhas e as impressões digitais estão em formação. O bebé abre e fecha as mãos e contrai os dedos do pés.


Graças aos reflexos e aos músculos, o bebé mexe-se muito. Mas só dá para sentir os chutes dentro da barriga por volta das 20 semanas de gestação.


A pele do beéê ainda é transparente e permite ver os órgãos. O cérebro, o sistema nervoso e o intestino vão crescendo. O fígado produz glóbulos vermelhos para substituir a vesícula vitelínica, que vai desaparecer.


O cordão umbilical tem muito trabalho. O oxigénio e os nutrientes chegam ao bebé por uma veia. Depois, o sangue volta para a placenta por duas artérias do cordão.


Vale a pena ver este video 3d: http://brasil.babycenter.com/video/gravidez-por-dentro/10-a-14-semanas/

Como estou eu?

Estou a aproximar-me do fim do primeiro trimestre da gravidez, e o meu útero está do tamanho de um abacate pequeno. É provável que ainda demore mais um pouco para ter de usar roupas mais largas, mas já percebi que a cintura está a alargar-se, aliás já não tenho as belissimas formas femininas :)
Idealmente devo beber 1litro e meio de água, tenho de tentar não ser preguiçosa.

Algo que notei foi o aparecimento de sonhos esquisitos, parece que é normal surgirem nestas semanas, estou sempre a acordar e nas ultimas noites tenho sentido alguma falta de ar e dificuldade em adormecer.
Procurei informação sobre sonhos estranhos nesta fase da gravidez...e encontrei:

(http://brasil.babycenter.com/pregnancy/sono/sonhos-esquisitos/)

Se seus sonhos estão mais bizarros que o normal, cheios de imagens sexuais, com animais que falam ou fantasmas do passado, os prováveis responsáveis são a progesterona que corre cada vez mais pelas suas veias e a ansiedade e a apreensão com a gravidez e com a perspectiva de se tornar mãe.

Outra razão para seus sonhos terem mudado é o fato de seu sono ser muito mais interrompido pela necessidade frequente de fazer xixi, por uma eventual cãibra ou pelo vira-vira até achar uma posição mais confortável.





Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário