segunda-feira, 6 de setembro de 2010

9 semanas e meia


66 dias passados...214 dias para desfrutar. Esta é a minha 9ª semana de gravidez.

O piglo deverá estar a passar por algumas mudanças radicais, ora veja-se:

A cartilagem e ossos do bebé começam a formar-se. Durante esta semana os ovários vão-se desenvolver para formarem o órgão sexual, determinando o sexo do bebé.

Se quisesse saber o sexo, no final desta semana já poderia fazer uma análise ao sangue:

http://www.labluxor.com/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=49

-
é um teste de determinação do sexo fetal, inovador na Europa e baseado em técnicas de biologia molecular de última geração, as quais permitem efectuar a determinação do sexo do bebé a partir das primeiras semanas de gestação e recorrendo a uma pequena amostra de sangue da grávida.

O teste de determinação do sexo fetal a partir do sangue da grávida baseia-se na identificação de partes do cromossoma Y (ADN) na sua circulação sanguínea. Uma vez que apenas os indivíduos do sexo masculino possuem este cromossoma, a sua presença é indicativa de um menino, e a sua ausência, de uma menina.

Não há riscos para a grávida, nem para o bebé, uma vez que o teste não é invasivo.

Apenas com um simples exame ao seu sangue é agora possível descobrir o sexo do seu bebé a partir das 8 semanas de gravidez.

------

Além da formação dos orgãos genitais, os dedos começam a tomar forma. A cauda do bebé (anteriormente chamado de embrião mas agora já feto) encolhe, mas a cabeça ainda é grande em relação ao corpo; os olhos continuam cobertos pela membrana palpebral. Já se consegue ver as suas orelhitas e os dedos dos pés estão a começar a tornar-se visíveis. As unhas e o cabelo começam a crescer. Ele pode medir até 2.3cm e pesar até cerca de 2 gramas.

Mesmo que eu não sinta o bebé a mexer até o segundo trimestre, ele está super activo dentro do meu útero.


Então e eu, o que se passa comigo?

Eu tenho muita prisão de ventre. Felizmente há muita coisa que se pode fazer, infelizmente a maior parte envolve ingerir determinados alimentos que...como estou quase sempre enjoada ainda me custa ingerir (apesar de me sentir melhor nos últimos dias :):):) )

Para combater a prisão de ventre aconselham, por exemplo:

- sementes de linhaça que contém também muito omega 3 e 6

- beber muita água (esta eu tenho feito, 1litro e meio no minimo)

- dieta rica em verduras (principalmente em folhas)

- Usar muito azeite, porque ajuda no trânsito intestinal

- comer três ou quatro ameixas secas, ao acordar ou no final da tarde


Diz-se que é na 9ª semana que alcançamos o pico da hormona HCG - a hormona da gravidez e que por isso poderei sentir algumas mudanças como o cabelo menos oleoso e a pele mais lisa. Até poderei considerar que o cabelo está de facto menos oleoso mas a pele está muito oleosa e cheia de borbulhas...ainda não tive a sorte de as ver desaparecer.


http://www.gravidasonline.com/gravidez-passo-a-passo-9-a-12-semanas/

Se tudo estiver a correr bem com a minha gravidez (fico sempre com medo de que haja problemas que me possam passar ao lado e que só saberei na consulta...medo de pré-mamã?) A partir da 9 ª semana a barriga começa a crescer de dia para dia. É a partir de agora que é imperativo começar uma dieta alimentar rica em fibras, coma bastante fruta e legumes, também devo continuar a beber muita água. Com sorte se os enjoos passarem poderei comer legumes, já que até aqui tem sido praticamente impossível, apenas tenho conseguido comer fruta

Exames, haverá alguma coisa que se deve fazer?

Exame de secreção vaginal para detectar a presença de Gadnerella vaginalis – bactéria implicada em trabalho de parto prematuro (TPP) – e Streptococo ß hemolítico – bactéria que pode causar septicemia no recém-nascido.( este exame é facultativo)

Pode ainda fazer a ecografia morfológica do primeiro trimestre, o médico observa a espessura da nuca, a presença do osso nasal e o fluxo do ducto venoso (próximo ao umbigo). Esses parâmetros servem para o rastreamento de doenças cromossómicas, como a síndrome de Down.

----

Tenho consulta na próxima 4feira, como sempre estou ansiosa pela ecografia e pelos comentários da médica.

Até lá!

Print this post

1 comentário:

  1. A criança não te está mesmo a dar tréguas...mas deve ser maravilhoso passar por isto tudo.

    Depois quero ver essa eco aqui, ok?

    Jokitas

    ResponderEliminar