terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um tributo aos KEGEL

Os kegel são exercícios orientados para os músculos pélvicos, aqueles que ajudam a manter os nossos orgãos (utero, bexiga,...) no local.

A falta de prática destes exercícios pode provocar incontinência, desvio de algum órgão, dores no acto sexual, etc, especialmente após uma gravidez. Pode também desajudar no parto, já que mulheres com musculos da pélvis bem desenvolvidos têm mais facilidade na expulsão do feto.
Por isso há que praticar sempre que possível estes músculos. Aqui fica uma possível rotina:

Podemos praticar de pé, sentadas ou deitadas, mesmo quando estivermos no meio das tarefas do dia-a-dia,escovar os dentes, falar ao telefone ou a trabalhar no computador:

• Contrair os músculos do ânus e da vagina como se estivessemos a tentar não ir ao WC.

• Contrair e relaxar os músculos três vezes.

• Mantê-los contraídos, mas continuar respirando!

• Relaxar.

• Ao voltar à posição normal, empurrar os músculos para fora (este último movimento poderá ajudar a fazer a força necessária na hora do parto e evitar lacerações). A seguir, contrair a pélvis novamente.

• Repetir os exercícios várias vezes ao dia.

Agora tentemos fazer os exercícios de forma lenta e rápida. Primeiro deitamo-nos, ficamos de pé ou sentamo-nos com os joelhos ligeiramente afastados. Depois, sigamos as instruções abaixo:

• Exercícios pélvico lentos: Vagarosamente, contrair e puxar para cima os músculos o mais forte que conseguir. Mantenha-os assim pelo maior tempo possível e depois relaxe aos poucos.

• Exercícios pélvicos rápidos: Contrair e relaxar os músculos imediatamente.

Repetir os exercícios cinco vezes ou até que estarmos cansadas.

À medida que os músculos ficam mais fortes, a contracção pode ser mantida por mais tempo e a quantidade de repetições pode ser maior. Após algumas semanas, já será possível notar a diferença, mas, para que os músculos tenham força total, teremos que exercitá-los regularmente por meses.

Qual a frequência dos exercícios?
Tentemos fazer 50 por dia com um aumento gradual até perfazer 120 ao dia

Para vermos como andam os músculos, podemos interromper o fluxo do xixi no meio (mas não com a primeira urina do dia).

se os músculos pélvicos já estiverem fortalecidos, é importante manter os exercícios pelo menos duas ou três vezes ao dia para o resto da vida.

Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário