Sendo psicóloga e sabendo o quão traumático o nascimento é para todos nós, tanto que o "esquecemos", recalcando-o bem fundo na nossa mente. E já que não podemos evitar esse trauma (pelo menos que saibamos), podemos contribuir para umas boas primeiras horas de vida com alguma paz, carinho e melodia. Foi nisso que pensei depois de ter saído do quarto da minha amiga no Hospital da Luz.
Excelente ser um quarto individual com boas condições, mas ainda assim o barulho do pessoal auxiliar e enfermeiros, não ajudam ao relaxe a ao "bound" entre bebés e papás.
Ainda para mais a mãe está exausta e ainda meia acéfala, o pai "totó" (é, eles ficam assim ao que parece), o bebé está em choque com tudo aquilo, está com frio e com fome e com dores de tanto gas que tem dentro dele...a coisa não é fácil. Não se pode exigir silencio absoluto nem convém pois o bebé tem de se habituar ao Mundo real e barulhento que temos...mas pelo menos nas primeiras horas de vida e primeira noite podiamos presenteá-lo com um bom ambiente, algo que o fizesse recordar da calma que tinha no útero.
Assim pensei que, não podendo controlar o ambiente onde estarei, poderei pelo menos criar um CD pinguinha.mp3 com algumas musicas que oiço para me acalmar. Desta forma, poderei colocar as musicas nos primeiros dias para afugentar algum stress e chamar a nós a calma que muito precisamos.
Não foi fácil obter músicas melódicas, sem qualquer batuque ou bateria. Procurei e ainda procuro sons puros/limpos. A sorte é que ainda assim a memória não falha totalmente (apesar da acefalia temporária) e encontrei algumas músicas lindissimas.
Irei colocá-las todas aqui ainda hoje, e até ao dito dia irei a refinar o cd, para que fique perfeito.
Decidi fazer pelo menos 3 discos, tipo curso de integração nivel simples, intermédio e avançado.
No simples temos músicas instrumentais com som limpo e sem batida e voz; no nivel intermédio temos algumas músicas com voz mito calma e todas as outras do nivel simples, tudo ainda sem batida. No nivel avançado temos musicas instrumentais e com voz muito calmas, mas com alguma batida.
Se é dito que a musica faz bem, então a pinguinha vai ouvir muita musica, esperemos que goste!
Print this post
Sem comentários:
Enviar um comentário