sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Um dia mais perto...

Quanto mais perto estamos do "dia D" mais eu penso nesse dia e nos dias imediatamente seguintes. Uma grande amiga teve o seu dia D este dia 14 e foi como viver a experiência num segundo "eu". Apesar de não ter podido estar lá, próxima e a vivenciar o acontecimento, senti-me a passar por vários estágios psicológicos.
Senti insegurança, medo, ansiedade, nervosismo, incompetência para o que aí vem, e depois de saber que o bebé e a mãe estavam bem, senti calma e ao mesmo tempo responsabilidade, medo do desconhecido e alegria...Interessante como uma avalanche de sentimentos me abordam não sendo eu a vivenciar este dia D...por incrível que possa parecer e pela experiência que me foi relatada, acho que senti o mesmo que a minha amiga numa escala de 1% comparado ao que ela sentiu, e claro já para não falar das dores, que não tive e apenas desejei que ela não as tivesse também...não tive sorte no meu desejo infelizmente!

Esta experiência do meu 2º Eu levou-me a ter vontade de fazer mais coisas para me preparar para o parto e para dar boas condições à pinguinha assim que ela nascer.

Nesse mesmo dia fui observar uma aula do curso de pré e pós-parto nos Francisquinhos com a Enfermeira Flores. Gostei bastante de ver imensas grávidazorras a respirar e a contrair o perineo...afinal os KEGEL merecem o seu tributo que lhes fiz anteriormente!!
"Contrai 10s de cada vez, 20 vezes, sentada de pernas cruzadas"

Além disso foi óptimo ver mamãs a recuperarem e a fazerem os seus exercícios de contrição abdominal e peritoneal, junto dos seus recém-nascidos, que de vez em quando precisavam de ser mudados (cocos e xi-xis) e os pré-pais (observadores das futuras mamãs em exercício) disponibilizavam-se para fazer as mudas rebeldes, foi muito engraçado, pois eles precisam do treino com "gente mini real".

Toda a gente a participar, um ambiente muito descontraido e ao mesmo tempo super didáctico.

Por exemplo, aprendi que tenho de tomar magnésio. Ao que parece estas pressões que tenho sentido na barriga, embora indolores, são contracções frequentes e a juntar às caimbras denotam falta de magnésio. Parece ser comum entre as grávidas, mas é algo que irei mencionar à médica na 2feira quando lá for.

Então é assim o plano, este sábado irei tentar ir com o papá à primeira aula de pre-papás nos Francisquinhos e na 5feira inicio à 26semana o curso propriamente dito. O curso tem sempre duas aulas, uma so para as mães e outra para ambos os pais. Os objectivos são vários:
1- preparar-nos para uma maior gestão da dor do parto, bem como reduzir as consequências negativas do mesmo como flacidez e desvio de algum orgão devido à força
2.- saber lidar com a pinguinha nas suas primeiras horas de vida. Saber mudar fraldas, desinfectar o umbigo, saber acalmar as cólicas, alimentar e colocar a arrotar, dar banhinho,...
3.- saber gerir a subida de leite
4.- tonificar o corpo pós-parto


Na segunda-feira quando for à médica estarei de 26 semanas, faltarão nessa altura 12 semanas para chegar ás 38 finalíssimas. Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário