domingo, 8 de agosto de 2010

O batimento da vida

Na 6feira passada fui à médica mostrar as análises diversas que fiz, incluindo imunidade à toxoplasmose e rubeola (por ex.), bem como fazer nova ecografia. Assim que cheguei vi imensas ofertas de flores quer à entrada na recepção, quer no próprio consultório da Dra...excelente sinal, pois todas as mães colocam a vida dos seus bebés e as suas próprias nas mãos desta médica, e se há flores quer dizer que a médica fez o seu trabalho e ainda obteve louvor :) fico ainda mais confiante!
Depois de ter preenchido o meu boletim da grávida com os inúmeros resultados das análises, chegou a vez de tranquilizar a paciente ( EU!) com a boa notícia de que as análises não poderiam estar melhores, é que estava tudo excelente. Que bom, que bom, que bom...

Pensei que eram análises rotineiras, mas afinal não, são de despiste importante e em conjunto com a eco dizem-nos se a gravidez é evolutiva ou não. Não sabia de nada sobre isto e assim que a médica me confessou a importância dos resultados fiquei num intervalo em desequilibro de alivio e ansiedade, afinal as análises eram super importantes e felizmente estavam bem. Agora vem a parte "pior" a eco, tem de haver um saco grande com uma vesícula vitelina com diâmetro especifico e com o bebé lá dentro já com bomba cardiaca, tanta coisa para uma semana só de intervalo...fiquei ainda mais nervosa. A posição na cadeira não favorece a calma, apesar de favorecer a circulação sanguinea (isso sem duvida, pernas lá bem para cima como mandam as regras da boa circulação) a somar à pouca visibilidade que tenho do monitor em posição relaxada, senti por momentos todos os musculos do corpor contraídos, até que vi uma bolinha branca a piscar dentro de um grande saco escuro...olhei para a médica e vi um sorriso, perguntei... "é o coração a bater??" ao qual ela responde "aqui está a bomba cardiaca, está um espectáculo, é sem duvida uma gravidez evolutiva de 5 semanas". Depois foi uma sequência de relaxamento, primeiro os dedos dos pés que estavam contorcidos, depois os músculos das pernas e os abdominais, até culminar nos músculos do pescoço, deixei-me gozar o momento de alívio e senti uma paz interior muito grande.
Vi de uma forma extraordinária o BATIMENTO DA VIDA. Mas a médica não ficando contente com o meu subito relaxe, ainda perguntou: "Quer ouvir o batimento cardiaco?". respondi que queria claro... e depois ouviu-se durante uns 4 segundos em alto e bom som o batimento desta vida pequenina e jovem. Que sonho, que emoção. Sorri estupidamente de orelha a orelha.

Então temos um saco com um embrião já com 2 milimetros, com esta dimensão não é mais (através do ecografo) do que uma bola que pisca, é uma bomba cardiaca sem grande forma aparente. 2milimetros é uma dimensão impressionante para ter já um coração.

Tudo corre bem quando tudo acaba bem! Agora, disse a médica, é só deixar crescer, cuidado com a alimentação, nada de doces, nada de gorduras, nada de estimulantes (café, chás, chocolate, coca-cola..), muito exercicio fisico leve, muito oxigénio e descanso. Evitar o stress e tempos alargados sentada. "Vamos deixá-lo crescer saudável"

Tenho feito algumas asneirinhas mas tenho seguido na generalidade as indicações.

próxima consulta, daqui a um mês, já nas 9 semanas!

Agora já posso anunciar que estou grávida, tudo pode acontecer mas já tenho a confirmação de que está tudo óptimo!!!
Print this post

1 comentário:

  1. Sim é verdade... é uma emoção ouvir esse coraçãozinho!! E como é que é possivel existir tamanha actividade num ser ainda tão pequenino?!?! :-) Ai tens a prova de como essa pipoquinha, embora pequenina, já tem uma força incalculável dentro de si, e que deseja fortemente percorrer ao teu lado este longo caminho, que ainda falta até ao seu nascimento. Um beijinho da mana/tia :-)

    ResponderEliminar