sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A 7ª Semana - recortes


Hoje completo 7 semanas de gestação. Vamos aos recortes:

(http://bebes.kazulo.pt/4986/semana-7.htm)
A saga de enjoos continuam, mas a boa notícia é que a partir do segundo trimestre tem tendência para reduzirem ou mesmo deixarem de haver.Não se preocupe se tiver bastantes enjoos, faz parte do processo surgirem a qualquer altura do dia, ou mesmo da noite. A partir da 7semana os enjoos aumentam, os sintomas de náuseas devem-se ao processo de crescimento e desenvolvimento da nova placenta, o que implica modificações hormonais.

- No meu caso é mesmo assim, cada vez estão piores, surgem após comer, quer seja, de manhã, tarde ou noite, aliás à noite é a pior fase do dia. Que boa noticia saber que a partir de hoje ainda vai "doer" mais. Acho que o pior é o olfacto, sinto cheiros a metros de distância quando ninguém sente. Já enjooei o cheiro do desodorizante do papá do bebé, enjoo o cheiro dos detergentes, da pasta de dentes, o meu próprio cheiro me dá nauseas. Por isso muitas vezes recorro ao plano B - respirar pela boca principalmente quando estou na wc ou na cozinha, assim os cheiros dos detergentes e sabonetes, além da já conhecida comida, não me afectam tanto.

Notará provavelmente que na zona dos mamilos, irá começar a ficar mais escuro, sendo isto sinal que está a começar a produzir leite. A juntar a isto convém que vá ao dentista para fazer um check-up pois poderá ficar com as suas gengivas mais sensíveis. Use escova de dentes mais suave e opte por lavá-los após as refeições, pois à partida são os momentos em que não terá náuseas. Poderá ainda notar o aparecimento de algumas manchas nas suas unhas, que provavelmente desaparecerão.

- Noto diferença de cor nos mamilos, mas para produzir leite é expectável que o peito cresça, não? Aumentou no início da gravidez mas estabilizou. Em relação a lavar os dentes, achei interessante: "lavá-los após as refeições, pois à partida são os momentos em que não terá náuseas." Dizem bem: à partida. Pois à chegada é exactamente após as refeições que fico com nauseas, ontem foi com a lavagem dos dentes.

Pela sétima semana de vida do seu bebé, o seu cérebro começa a crescer, e desenvolve-se a uma velocidade extraordinária, cerca de cem células por minuto, para ter uma ideia. A cara do pequeno continua a ganhar forma e a definir-se, bem como a boca e agora começa também a surgir a língua, as narinas e as orelhas. O cordão umbilical que liga o bebé à placenta é agora visível…O seu bebé continua a crescer a um ritmo alucinante, medindo agora de seis a oito milímetros.

- Uau, é impressionante a velocidade de crescimento, mas pensei que a esta altura já tivesse pelo menos 1cm, ainda tem apenas alguns milimetros e já tem tantos orgãos a definir-se. É um milagre mesmo.
É assim que o meu piglo (1ª alcunha de muitas provavelmente) se parece:

- Sou sensível por natureza, choro em filmes dramáticos e rio facilmente em comédias. Mas ontem vi um filme com uma pequena cena dramática e foi um rio de lágrimas. Pode ser sugestão ou não, o certo é que não chorava assim há muito tempo, no minuto seguinte passou como se não tivesse acontecido nada.

Tenho tido muita sorte ao longo desta ainda curta gravidez, não tenho tido dores, o cansaço tem reduzido muito, não tenho tido perdas de sangue. Tenho um marido incrível que me faz tudo sem questionar e por iniciativa própria. É excelente passarmos uma fase super sensível da nossa vida com um companheiro que nos trás paz, conforto e muito carinho. OBRIGADA
Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário