sexta-feira, 27 de agosto de 2010

8ª semana - 1º dia

Chegada a 8ª semana, as principais alterações que sinto são ligeiro aumento abdominal, aumento dos enjoos sobretudo à tarde/noite e pele muito oleosa. Continuo com o cansaço e sonolência durante o dia inteiro.

Tenho feito passeios após o almoço e após o jantar, num total de 30 a 45min por dia, o que tem ajudado a superar os enjoos que teimam em não ir embora.

Infelizmente tenho estado constipada com muitos fluidos nasais e espirros. Tenho-me sentido desconfortável. Mas no geral sinto que está tudo a correr bem.

O que se diz sobre a 8ª semana:

(http://www.clinicafgo.com.br/semana8.html)

Piglo:
O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A face continua a mudar, aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz. Os futuros dentes se desenvolvem sob as gengivas. O coração separa-se em 4 câmaras. Os batimentos cardíacos vistos ao ultra-som são muito rápidos, cerca de 170 batidas por minuto. O diafragma, músculo que separa o tórax do abdomen, começa seu desenvolvimento. Os intestinos começam a se formar dentro do cordão umbilical. Os rins começam a produzir urina pela primeira vez. Os cotovelos começam a se formar nos braços e os dedos das mãos iniciam seu desenvolvimento. Os brotos das pernas começam a mostrar os pés e os delicados nós para a formação dos dedos dos pés. Começa a ossificação do esqueleto. No final desta semana o bebê mede cerca de 15 mm e pesa em torno de 0,7 g.


(http://bebes.kazulo.pt/4987/semana-8.htm)

Mãe:

Segundo a matemática da gravidez o seu bebé conta agora 6 semanas.O processo de gravidez tende mais para os 10 meses de duração ao contrário do que geralmente se pensa, os tais 9 meses, se as contas forem bem feitas.


Por esta altura, com a barriga a notar-se com alguma cintura a crescer e um crescendo de mudanças na sua vida é o ponto de situação desta oitava semana de gravidez.

Lembre-se de descansar e de dormir pelo menos 8 horas por dia, de forma a regular o seu corpo.


O seu corpo
As náuseas têm tendência para serem intoleráveis nesta altura, mas não pode descurar de uma alimentação saudável e de muito provavelmente tomar vitaminas apropriadas para a gravidez.


Desta forma é importante consultar o seu médico para este lhe receitar suplementos, pois nesta altura, provavelmente precisará de mais ferro entre outras vitaminas, para uma boa nutrição do bebé e da mamã. Aconselhe-se com o médico pois se sofrer de náuseas, este poderá indicar-lhe algo especifico para isso mesmo.


Aqui o seu útero terá aproximadamente o mesmo tamanho de uma maçã. Poderá constatar a cintura a expandir, notando-se mais nas grávidas que já tiveram filhos anteriormente, sendo que para quem é a primeira vez, pouco se notará ainda.

Agora também poderá sentir-se como uma adolescente outra vez, isto porque provavelmente aparecerão borbulhas, acne, problemas de pele, pele oleosa, mas descanse que tudo isto passará logo após o parto.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Aprendizagem... Ser Mãe

Estou com 7 semanas e três dias. Os sintomas dos enjoos agravaram-se nos últimos 2 dias, hoje já tive mesmo enjoo no mais alto nível. Está a ser complicado.

Este fds li imenso sobre bebés, especialmente sobre o sono, amamentação/alimentação, banhinhos, acalmar birras e choros,... Vi uma publicidade interessante sobre perceber o choro do bebé, vem com dvd ou cd e tudo, é um livro que explica como identificar a causa de cada tipo de choro do bebé, tenho de ver se descubro onde comprar esse livro...pois pode salvar muitas noites em claro :)
o conhecimento tem ficado gravado na minha cabecinha, espero que fique gravado nas situações em que irei precisar dele, é que a teoria é muito fácil de entender mas o receio é de que na altura não saiba como reagir de forma automática. Tenho, se tudo correr bem, 7 meses pela frente para continuar a reforçar o meu conhecimento para tratar bem o meu piglo.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A 7ª Semana - recortes


Hoje completo 7 semanas de gestação. Vamos aos recortes:

(http://bebes.kazulo.pt/4986/semana-7.htm)
A saga de enjoos continuam, mas a boa notícia é que a partir do segundo trimestre tem tendência para reduzirem ou mesmo deixarem de haver.Não se preocupe se tiver bastantes enjoos, faz parte do processo surgirem a qualquer altura do dia, ou mesmo da noite. A partir da 7semana os enjoos aumentam, os sintomas de náuseas devem-se ao processo de crescimento e desenvolvimento da nova placenta, o que implica modificações hormonais.

- No meu caso é mesmo assim, cada vez estão piores, surgem após comer, quer seja, de manhã, tarde ou noite, aliás à noite é a pior fase do dia. Que boa noticia saber que a partir de hoje ainda vai "doer" mais. Acho que o pior é o olfacto, sinto cheiros a metros de distância quando ninguém sente. Já enjooei o cheiro do desodorizante do papá do bebé, enjoo o cheiro dos detergentes, da pasta de dentes, o meu próprio cheiro me dá nauseas. Por isso muitas vezes recorro ao plano B - respirar pela boca principalmente quando estou na wc ou na cozinha, assim os cheiros dos detergentes e sabonetes, além da já conhecida comida, não me afectam tanto.

Notará provavelmente que na zona dos mamilos, irá começar a ficar mais escuro, sendo isto sinal que está a começar a produzir leite. A juntar a isto convém que vá ao dentista para fazer um check-up pois poderá ficar com as suas gengivas mais sensíveis. Use escova de dentes mais suave e opte por lavá-los após as refeições, pois à partida são os momentos em que não terá náuseas. Poderá ainda notar o aparecimento de algumas manchas nas suas unhas, que provavelmente desaparecerão.

- Noto diferença de cor nos mamilos, mas para produzir leite é expectável que o peito cresça, não? Aumentou no início da gravidez mas estabilizou. Em relação a lavar os dentes, achei interessante: "lavá-los após as refeições, pois à partida são os momentos em que não terá náuseas." Dizem bem: à partida. Pois à chegada é exactamente após as refeições que fico com nauseas, ontem foi com a lavagem dos dentes.

Pela sétima semana de vida do seu bebé, o seu cérebro começa a crescer, e desenvolve-se a uma velocidade extraordinária, cerca de cem células por minuto, para ter uma ideia. A cara do pequeno continua a ganhar forma e a definir-se, bem como a boca e agora começa também a surgir a língua, as narinas e as orelhas. O cordão umbilical que liga o bebé à placenta é agora visível…O seu bebé continua a crescer a um ritmo alucinante, medindo agora de seis a oito milímetros.

- Uau, é impressionante a velocidade de crescimento, mas pensei que a esta altura já tivesse pelo menos 1cm, ainda tem apenas alguns milimetros e já tem tantos orgãos a definir-se. É um milagre mesmo.
É assim que o meu piglo (1ª alcunha de muitas provavelmente) se parece:

- Sou sensível por natureza, choro em filmes dramáticos e rio facilmente em comédias. Mas ontem vi um filme com uma pequena cena dramática e foi um rio de lágrimas. Pode ser sugestão ou não, o certo é que não chorava assim há muito tempo, no minuto seguinte passou como se não tivesse acontecido nada.

Tenho tido muita sorte ao longo desta ainda curta gravidez, não tenho tido dores, o cansaço tem reduzido muito, não tenho tido perdas de sangue. Tenho um marido incrível que me faz tudo sem questionar e por iniciativa própria. É excelente passarmos uma fase super sensível da nossa vida com um companheiro que nos trás paz, conforto e muito carinho. OBRIGADA

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Enjoos - 6semana

Desde o final da 5ªsemana que sinto enjoos durante o dia inteiro, independente de estar com o estômago vazio ou cheio sinto nauseas, má disposição quase constante. ouvir falar em comida é o suficiente para piorar, não preciso sequer de cheirar condimentos. Podia ser pior, podia vomitar, felizmente não chego a tanto.
Passados 4 dias de enjoos consecutivos, fui pesquisar e achei algumas recomendações que irei colocar em prática a partir de hoje:


(http://demaeparamae.pt/artigos/15-receitas-para-evitar-enjoos-gravidez)
1. Experimente ingerir alimentos de grande teor proteico ou de grande teor de carboidratos como amendoins, nozes, barritas de granola. Estes alimentos ajudam a absorver o excesso de ácido estomacal e o açúcar no sangue, que pode levar ao enjoo.

2. Evite comidas picantes, gordurosas e queijos moles.

3. Evite ficar com fome, coma e beba frequentemente em pequenas quantidades; evite o estômago cheio, ou vazio.

4. Se não tiver de acordar a uma hora específica, então não o faça; descanse o mais que puder e tenha um dia descansada.

5. Ande sempre com um rebuçado de menta consigo, por vezes chupar um rebuçado ou algo doce ajuda a diminuir a náusea.

6. Tome um suplemento vitamínico juntamente com a sua maior refeição do dia.

7. Mantenha uma toalha húmida ao lado da sua cama para colocar na sua testa ou sobre os seus olhos quando se sentir mal disposta.

8. Tome chá ou suplementos de gengibre, em algumas grávidas funciona muito bem.

9. Faça exercício, especialmente no exterior, o ar fresco ajuda sempre.

10. Quando andar de carro opte por conduzir, isso diminuirá os enjoos drasticamente.

11. Algumas mulheres conseguem ver melhorias se comerem algo antes de se porem a pé logo pela manhã. Comer um biscoito antes de sair da cama de manha poderá diminuir os enjoos.

12. Tomar suplementos de vitamina B6 pode ajudar a evitar os enjoos.

13. Com a permissão do seu médico, ingira um anti-ácido mastigável.

14. Evite estar em locais com cheiros muito intensos, especialmente locais como a cozinha, os odores da comida são grandes causadores de náuseas.

15. Experimente tratamentos alternativos como a acupunctura ou acupressura.

Nota: Se não conseguir curar os seus enjoos de gravidez ande sempre com um rol de elementos consigo: toalhetes sem odor, escova de dentes e pasta, pastilha de menta, e claro um ou mais sacos de plástico.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sintomas para que vos quero

É o milagre da vida sem dúvida, não há como negar que a gravidez é um estado milagroso. Mas às 5 semanas ainda nos estamos a habituar a esta nova situação e já temos de ser presenteadas com flatulência dolorosa que teima em não dispersar, aumento da anca que impossibilita vestir a roupa do dia-a-dia, borbulhas e pontos negros no rosto, sono e cansaço... bem que isto podia vir mais tarde quando sentimos uns chutinhos do bebé...assim sempre compensava. Ainda nem sequer tenho barriguita para mostrar.
Bom, enfim calhou-me bem cedo, tipo terapia de choque. Felizmente irei fazer a gravidez no inverno, que a ser como o último, será bastante rigido privilegiando pelo menos a energia.

Cresce puto, cresce rápido, quero ter o proveito!

domingo, 8 de agosto de 2010

O batimento da vida

Na 6feira passada fui à médica mostrar as análises diversas que fiz, incluindo imunidade à toxoplasmose e rubeola (por ex.), bem como fazer nova ecografia. Assim que cheguei vi imensas ofertas de flores quer à entrada na recepção, quer no próprio consultório da Dra...excelente sinal, pois todas as mães colocam a vida dos seus bebés e as suas próprias nas mãos desta médica, e se há flores quer dizer que a médica fez o seu trabalho e ainda obteve louvor :) fico ainda mais confiante!
Depois de ter preenchido o meu boletim da grávida com os inúmeros resultados das análises, chegou a vez de tranquilizar a paciente ( EU!) com a boa notícia de que as análises não poderiam estar melhores, é que estava tudo excelente. Que bom, que bom, que bom...

Pensei que eram análises rotineiras, mas afinal não, são de despiste importante e em conjunto com a eco dizem-nos se a gravidez é evolutiva ou não. Não sabia de nada sobre isto e assim que a médica me confessou a importância dos resultados fiquei num intervalo em desequilibro de alivio e ansiedade, afinal as análises eram super importantes e felizmente estavam bem. Agora vem a parte "pior" a eco, tem de haver um saco grande com uma vesícula vitelina com diâmetro especifico e com o bebé lá dentro já com bomba cardiaca, tanta coisa para uma semana só de intervalo...fiquei ainda mais nervosa. A posição na cadeira não favorece a calma, apesar de favorecer a circulação sanguinea (isso sem duvida, pernas lá bem para cima como mandam as regras da boa circulação) a somar à pouca visibilidade que tenho do monitor em posição relaxada, senti por momentos todos os musculos do corpor contraídos, até que vi uma bolinha branca a piscar dentro de um grande saco escuro...olhei para a médica e vi um sorriso, perguntei... "é o coração a bater??" ao qual ela responde "aqui está a bomba cardiaca, está um espectáculo, é sem duvida uma gravidez evolutiva de 5 semanas". Depois foi uma sequência de relaxamento, primeiro os dedos dos pés que estavam contorcidos, depois os músculos das pernas e os abdominais, até culminar nos músculos do pescoço, deixei-me gozar o momento de alívio e senti uma paz interior muito grande.
Vi de uma forma extraordinária o BATIMENTO DA VIDA. Mas a médica não ficando contente com o meu subito relaxe, ainda perguntou: "Quer ouvir o batimento cardiaco?". respondi que queria claro... e depois ouviu-se durante uns 4 segundos em alto e bom som o batimento desta vida pequenina e jovem. Que sonho, que emoção. Sorri estupidamente de orelha a orelha.

Então temos um saco com um embrião já com 2 milimetros, com esta dimensão não é mais (através do ecografo) do que uma bola que pisca, é uma bomba cardiaca sem grande forma aparente. 2milimetros é uma dimensão impressionante para ter já um coração.

Tudo corre bem quando tudo acaba bem! Agora, disse a médica, é só deixar crescer, cuidado com a alimentação, nada de doces, nada de gorduras, nada de estimulantes (café, chás, chocolate, coca-cola..), muito exercicio fisico leve, muito oxigénio e descanso. Evitar o stress e tempos alargados sentada. "Vamos deixá-lo crescer saudável"

Tenho feito algumas asneirinhas mas tenho seguido na generalidade as indicações.

próxima consulta, daqui a um mês, já nas 9 semanas!

Agora já posso anunciar que estou grávida, tudo pode acontecer mas já tenho a confirmação de que está tudo óptimo!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Altinho na barriguita

Para um bebé que apenas terá...à volta de 4-5cm, o "saco" que o envolve está já muito grande. Digo isto porque quando faço abdominais a minha barriguita toma forma de uma pirâmide..o que é ao mesmo tempo estranho e engraçado. Estava habituada a ver os musculos da barriga com uma determinada forma, e agora até me assusto com a saliência pequenina (à volta de 5cm de raio) que aparece quando faço abdominais...será o saquito do bebé? Se for é muito interessante. Por não saber o que é, não tenho feito muitos abdominais, faço à volta de 20-30 por dia...tenho receio. Amanhã vou à médica mostrar os resultados dos meus exames e aproveito e vejo-o novamente no ecógrafo, depois terei oportunidade de falar sobre essa "saliência" e deitar fora receios.

Esta semana tem corrido bem mas tenho-me sentido muito cansada, com calor e sonolência. Não sei se é um mix de gravidez com o tempo, mas tenho-me sentido assim. Tenho sentido muita vontade de comer doces, felizmente tenho conseguido controlar, tenho bebido muitos sumos de fruta misturados com água...ainda assim se não fosse pela fruta boa da época (pessegos e framboesas) não sei se me conseguia aguentar.

Hoje fui ao supermercado e fiz um enorme esforço para não comprar chocolates, fiquei literalmente a salivar...só que agora já é um comportamento condicionado, nem preciso de ver os chocolates, só de pensar neles salivo. Ovos moles, chocolatinhos, rebuçados, gomas, bolos...que vontade!

Mas a saúde do bebé em primeiro lugar e como os doces podem provocar diabetes, vamos tentando enxotar a vontade.

Há uns meses atrás comecei a reflectir sobre uma questão que pessoalmente ainda me faz confusão, que é a questão das almas aguardarem os nascimentos para se "apropriarem" de um corpo, supostamente já existe uma alma designada para cada bebé. Ontem não consegui evitar de questionar...se não é uma teoria mas uma verdade, como será feita a designação das almas? A alma entra no corpo do bebé à nascença ou algures nos últimos meses? E se for nos ultimos meses comose explicam alguns abortos sem causa aparente? É um pensamento estranho e que me deixa desconfortável. A minha educação escolar sempre me orientou para uma mente de ""cientista"", acredito no que vejo e em tudo o que não vejo mas que tenha provas cientificas. Especulações, hipóteses, teorias, testemunhos deixam-me desconfortável e sou muito céptica. Talvez por isso não acredite em deuses, apesar de gostar que eles existissem, talvez por isso não acredite em almas, muito embora gostar de toda essa teoria do budismo de que as almas ascendem a um nirvana e regressam à Terra para cumprir missões. Cada um de nós tem uma missão que está ligada à alma que se apoderou do nosso corpo. Um dia estaremos todos juntos nesse nirvana, porque o "Deus" vai chamar todas as almas até si. - estranho mas reconfortante.
Espero que a alma do meu filho seja uma alma nova com uma missão positiva :)

Até amanhã