Tenho feito passeios após o almoço e após o jantar, num total de 30 a 45min por dia, o que tem ajudado a superar os enjoos que teimam em não ir embora.
Infelizmente tenho estado constipada com muitos fluidos nasais e espirros. Tenho-me sentido desconfortável. Mas no geral sinto que está tudo a correr bem.
O que se diz sobre a 8ª semana:
(http://www.clinicafgo.com.br/semana8.html)
Piglo:O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A face continua a mudar, aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz. Os futuros dentes se desenvolvem sob as gengivas. O coração separa-se em 4 câmaras. Os batimentos cardíacos vistos ao ultra-som são muito rápidos, cerca de 170 batidas por minuto. O diafragma, músculo que separa o tórax do abdomen, começa seu desenvolvimento. Os intestinos começam a se formar dentro do cordão umbilical. Os rins começam a produzir urina pela primeira vez. Os cotovelos começam a se formar nos braços e os dedos das mãos iniciam seu desenvolvimento. Os brotos das pernas começam a mostrar os pés e os delicados nós para a formação dos dedos dos pés. Começa a ossificação do esqueleto. No final desta semana o bebê mede cerca de 15 mm e pesa em torno de 0,7 g.
(http://bebes.kazulo.pt/4987/semana-8.htm)
Mãe:
Segundo a matemática da gravidez o seu bebé conta agora 6 semanas.O processo de gravidez tende mais para os 10 meses de duração ao contrário do que geralmente se pensa, os tais 9 meses, se as contas forem bem feitas.
Por esta altura, com a barriga a notar-se com alguma cintura a crescer e um crescendo de mudanças na sua vida é o ponto de situação desta oitava semana de gravidez.
Lembre-se de descansar e de dormir pelo menos 8 horas por dia, de forma a regular o seu corpo.
O seu corpo
As náuseas têm tendência para serem intoleráveis nesta altura, mas não pode descurar de uma alimentação saudável e de muito provavelmente tomar vitaminas apropriadas para a gravidez.
Desta forma é importante consultar o seu médico para este lhe receitar suplementos, pois nesta altura, provavelmente precisará de mais ferro entre outras vitaminas, para uma boa nutrição do bebé e da mamã. Aconselhe-se com o médico pois se sofrer de náuseas, este poderá indicar-lhe algo especifico para isso mesmo.
Aqui o seu útero terá aproximadamente o mesmo tamanho de uma maçã. Poderá constatar a cintura a expandir, notando-se mais nas grávidas que já tiveram filhos anteriormente, sendo que para quem é a primeira vez, pouco se notará ainda.