Há 5 meses atrás iniciei um suplemento multivitaminico para auxiliar a concepção. Comecei a tomar o suplemento depois de ler o livro Quero Um Bebé da Dra Marilyn Glenville. Os conselhos baseavam-se num programa de 4 meses, o qual segui quase à risca. Quer o multivitaminico quer os conselhos de nutrição foram muito importantes quer para a minha saúde quer para a saúde do futuro papá, que prontamente aderiu a este programa.
Agora já numa fase gestacional importa rever a nutrição e os suplementos.
Para evitar a pré-eclâmpsia (doença fatal para a mãe e bebé) deve-se tomar vitamina E, vitamina C e Ácidos gordos (Ómega 3 - que vem do peixe e das sementes de linho). Estas vitaminas ajudam a prevenir a formação de coágulos e fluxo anormal de sangue na placenta.
Para evitar defeitos congénitos e má-formação neurológica do bebé, devemos continuar a tomar a vitamina B9 ou Ácido Fólico até ao fim do 1trimestre. No entanto porque tomado sózinho o ácido fólico tem pouca força, devemos tomar um complexo de vitamina B, ferro, cálcio, zinco e vitamina C.
Porquê tomar Ferro? - porque a carência de ferro durante a gestação aumenta a probabilidade do bebé nascer prematuro, ou com baixo peso, ou até comprometer o desenvolvimento do cérebro do recém-nascido.
porquê tomar Cálcio? - porque é responsável pela formação dos ossos e dentes do bebé. E para a mãe ajuda a regular os batimentos cardíacos, os impulsos nervosos, a contracção muscular e a pressão sanguínea.
e o Zinco, porque é importante? - é o nutriente responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico, pela formação neurológica e do material genético, como o DNA. A carência desse mineral pode provocar aborto espontâneo, baixo peso fetal e até mesmo anormalidades congénitas, como retardo neural e danos imunológicos fetais.
Assim sendo, temos:
Complexo B ( que deverá incluir variadas vitaminas B e ácido fólico) - até ao fim do primeiro trimestre;
Vitamina C;
Vitamina E;
Ferro;
Cálcio;
Zinco;
Ómega 3
ainda se aconselha também: vitamina A mas apenas sob a forma de beta-caroteno, bem como vitamina D.
Quando for à médica vou informar-me sobre qual o complexo vitaminico que ela aconselha, e se não tiver uma resposta satisfatória vou ao celeiro pedir informação sobre isso. é muito importante sabermos as dosagens certas para esta fase gestacional.
Print this post
Sem comentários:
Enviar um comentário