terça-feira, 27 de julho de 2010

Non Stop

Exercicio fisico...non stop mesmo na gravidez? Afinal devemos nós grávidas exercitar o corpinho nesta fase tão sensivel?

Pelo que li devemos começar com exercício de pouca intensidade como caminhar, nadar e andar de bicicleta. Já há muito tempo que não nado mas vou com certeza recuperar esta actividade pois não tem impacto nenhum muscular e por isso deverá ser das melhores actividades para o bebé.

E quantas vezes podemos fazer exercício?

- É aconselhável fazer pouco exercício físico mas com muita frequência, ou seja, 20 a 30 minutos diários, no entanto estes 30 minutos não necessitam de ser seguidos, podendo ser espaçados ao longo do dia. Assim é mais complicado porque a disponibilidade para exercitar é pouca e quando existe é normalmente num único período do dia

- Como a gravidez trás consequências negativas para as articulações (já vou explicar em baixo), temos de ter cuidado com a intensidade dos impactos e alongamentos de flexibilidade, embora devemos sempre alongar antes e depois do exercício.

- Porque a estabilidade do ritmo cardíaco é bastante importante na gravidez quer para a mãe quer para o bebé, no final do treino convém fazer um arrefecimento, de também de 5 a 10 minutos, diminuindo gradualmente a intensidade do exercício e alongando suavemente no fim.


cuidados nos exercícios:

* Articulações: algumas hormonas libertadas durante a gravidez relaxam os ligamentos que suportam as articulações, tornando-as instáveis e mais propicias a lesões, devendo evitar-se exercícios que sobrecarreguem as articulações, tais como exercícios de flexibilidade, alongamentos intensos, e exercícios com mudanças bruscas de direcção;

* Equilíbrio: o peso extra ganho durante a gravidez altera o centro de gravidade afectando o seu equilíbrio, devendo evitar-se exercícios em que o risco de queda é elevado;

* Ritmo Cardíaco: o peso extra faz com que o seu corpo trabalhe de forma mais intensa quando está grávida; exercícios intensos aumentam o aporte de oxigénio e o fluxo sanguíneo aos músculos, diminuindo-os noutras zonas do corpo, como por exemplo no útero, o que irá afectar o seu bebé. Se não conseguir falar facilmente durante o exercício é porque está a exagerar.

(Fonte: http://www.bebecomsaude.com/exercicio-na-gravidez.html)

Ainda estou no inicio da gravidez e considerando o que li deve-se evitar até ás 12 semanas qualquer exercicio que aumente muito a temperatura. por isso a natação é sem duvida o melhor.

O exercício não é benéfico apenas para mim mas também para o bebé de 1mm que hoje carrego cá dentro :). Com o aumento de exercício aumento também o oxigénio que o bebé recebe através do sangue, isso favorece o aumento do metabolismo o que por sua vez favorece o funcionamento do cérebro.

Portanto, resumindo e concluindo: Até ás 12 semanas irei incidir o meu treino em dois tipos de exercícios: natação e passeios ao ar livre. São duas modalidades de baixo impacto, pouco intensas que não implicam grandes aumentos cardíacos nem sobreaquecimento do corpo, estimulam os músculos de forma moderada e contribuem para a minha boa forma e bom humor e desenvolvimento do baby.
Como sofro de problemas de coluna vou tentar fazer alongamentos simples que me ajudem a manter uma postura mais correcta, como abertura de peito com pesos de apenas 1kg (costumo fazer com 5kg), assim não faço força no músculo (não vá ele sofrer lesões) mas mantenho alguma flexibilidade.


A grande dúvida que agora rompe os meus pensamentos...então e abdominais? Posso/devo fazer? É que pensando bem na questão muscular e na flacidez decorrente de 9meses de gravidez, parece-me importante exercitar o músculo que mais cede durante este período... humm vou procurar...

Achei. Antes de mais parece não haver consenso entre os médicos, uns acham que sim outros acham que não se deve fazer abdominais, muito menos no primeiro trimestre.. Achei os seguintes exercícios seguros:


Tonificação abdominal contra a parede

1. Coloque-se de pé, com as costas cerca de 20 centímetros afastadas de uma parede. Flicta ligeiramente as pernas, mantendo-as afastadas ao nível das ancas, com os dedos dos pés virados para a frente e, em seguida, encoste-se à parede.

2. Expira sonoramente através dos dentes e contraia a barriga para dentro. Abaixe-se, mantendo as costas direitas, flectindo bem os joelhos e as ancas, alongando suavemente as costas. Continue a contrair a barriga durante mais três respirações normais.

3. Descontraia e use as mãos para ajudar a afastar-se novamente da parede. Para acrescentar ainda mais interesse, expire no momento em que levantar o cóccix e o osso púbico em direcção ao tórax. Deverá sentir o fundo das costas contra a parede. Mantenha a contracção durante alguns segundos e relaxe.

----
1. ajoelhada, mãos apoiadas no chão na linha dos ombros com os cotovelos ligeiramente flectidos, joelhos na linha do quadril. Manter a coluna recta com o pescoço no mesmo alinhamento.

Acção: expirar o ar pela boca contraindo a musculatura abdominal, levando a cabeça na direcção do quadril. Retornar à posição inicial inspirando pelo nariz.

Repetições: 8 movimentos completos.

-----

Posição inicial: a mesma do exercício anterior.

1. mover a cabeça, o ombro e o quadril para o lado direito, voltar à posição inicial e repetir para o outro lado.

Repetições: 4 movimentos completos para cada lado.

Vou procurar dvds de ginástica para grávidas, pode ser que seja mais útil!
Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário