domingo, 25 de julho de 2010

Contra Factos...

2 dias depois de ir à médica, ora...noite de sexta-feira para sábado comecei a sentir dores abdominais muito muito fortes, contracções gigantescas. Apesar de ter mudado de posição inúmeras vezes, o corpo não estava satisfeito com nenhuma e agonizava de dor.
De madrugada lá me levantei e andei de um lado para o outro, no quarto iluminado apenas pela luz de presença da lua. 5 a 10 minutos depois já a dor parecia ter acalmado, deitei-me com uma almofada entre a minha barriguita e o colchão (de lado) e assim fiquei quietinha até acordar algumas horas depois.

Estas dores começaram a deixar-me preocupada. É impossivel ficar indiferente pois, se por um lado parece ser normal termos como sintoma dores abdominais, não é comum termos dores incontroláveis de tão fortes que são.
A adicionar a opinião da médica sobre a fraca probabilidade de eu estar grávida...a esperança começou a falhar, confesso. Ainda assim tentei não pensar muito no assunto e fui à procura de dicas positivas sobre alimentação. À partida devemos comer de tudo, ingerindo proteínas e sais minerais, tudo proveniente de vegetais cozinhados de preferência e de frutas.

No sábado, preocupada com esta instabilidade de sintomas achei por bem comprar 2 testes de gravidez na farmácia, fi-lo porque os testes de urina são menos sensíveis do que os testes ao sangue. A minha ideia foi saber se o teste dava positivo mesmo sendo menos sensível do que o teste ao sangue. Se desse positivo então a probabilidade da concentração da hormona ter aumentado era grande e consequentemente estaria grávida.

Aconselham a fazer o teste com a primeira urina da manhã, pelo seu teor concentrado de hormona HCG...então pensei que o melhor é fazer mais à noite pois a concentração há-de ser menor e se o teste der positivo então estou mesmo grávida. Supostamente teria de esperar 3 minutos, mas depois de 30-40segs apareceram as duas risquinhas. Fiquei aliviada e muito feliz! Só pode significar que de facto a concentração da hormona no meu organismo subiu bastante, o que é apenas expectável em gravidezes saudáveis.

Fui dormir satisfeita mas ainda com algum receio de sentir novamente alguma dor... infelizmente por volta da mesma hora, fui surpreendida por dores horríveis, estas ainda mais fortes do que as da noite anterior. A dor era difusa e atacava-me os rins, as pernas e principalmente os joelhos. Parece que a dor se manifestava nos pontos mais sensíveis e "sofridos" do meu corpo: joelhos e coluna. Levantei-me quase sem ar, tentei andar, mudei de posição dezenas de vezes, dei tempo ao tempo e nada...a dor não ia embora. Desesperada e impossibilitada de tomar qualquer decisão racional áquela hora, ingeri um clonix, a dor tinha de parar pois já não aguentava muito mais tempo! A dor parou passado meia-hora e finalmente dormi algumas horas.

Acordei sentindo-me culpada e fraca...sabia que não deveria ter tomado clonix e deveria ter aguentado a dor mas não consegui!
Como comprei dois testes de gravidez achei melhor cumprir agora os conselhos dos médicos e fi-lo com a urina matinal...novamente passados 30segundos apareceu a 2ª risquinha. Agora seria impossível questionarmo-nos...ESTOU GRÁVIDA. Mas então porquê tantas dores?

Apreensiva com o medo de voltar a passar pelo mesmo na noite de domingo e depois de uns conselhos familiares fui á urgência do hospital da Luz, lá informei a médica de serviço de tudo o que tinha passado, bem como da opinião da médica sobre a inviabilidade provável da minha gravidez. Depois de uma ecografia que levou séculos a terminar ( o que pode ser até bom sinal...sinal de profissionalismo e de perfeccionismo) e de uma análise ao sangue para determinar os níveis concretos da HCG a médica confirmou finalmente e para minha satisfação:

- os níveis da HCG duplicaram como esperado, agora tenho 600 (na 4feira tinha apenas 123);
- existe um pontinho observado de vários ângulos com apenas 1milimetro, dentro do útero;
- não foi identificada qualquer massa fora do útero.

Dito isto a médica diagnosticou uma gravidez evolutiva. Contra factos...não há argumentos (que bom!!!)

Mas há que monitorizar estas dores e por isso é importante repetir a ecografia 8 dias depois, assim o farei!

Estou finalmente mais descansada por saber que já é visivel um pontinho que se tornará (se tudo correr bem) no meu bebé. Sou oficialmente uma PRÉ-MAMÃ.

Por outro lado já tenho ben-u-ron para ajudar a controlar a dor caso ela decida aparecer novamente.

Estes dias têm sido muito intensos, não só psicológica mas também fisicamente, porque estou a mudar de casa e sinto-me cansada e stressada. Desejo que esta fase passe rapidamente, tudo o que desejo para já é estar descansadinha na minha nova casa a acariciar a minha nova barriguita, hospedeira de um bebé saudável e com força para se desenvolver.

Até à próxima consulta!
Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário