segunda-feira, 4 de outubro de 2010

o 2º trimestre


Esta semana entrei no 2º trimestre.
Com 10cm, o pigloo atingiu 20% do seu tamanhinho total (aproximadamente 50cm) e a mamã ganhou cerca de 1kg-1,3kg. Já chegámos a 1/3 do caminho.

Parece estar a correr tudo muito bem felizmente. Não tenho tido dores nem nenhum sintoma anormal. Também não tenho sentido as boas graças da gravidez no que respeita à pele boa, ao cabelo mais forte e hidratado...bem pelo contrário, a pele continua muito oleosa e o cabelo muito seco e a cair da mesma forma que antigamente.
Tenho-me sentido muito feliz e muito estável emocionalmente, tenho a sorte de ter um marido exemplar a cuidar de mim.

Comprei o livro do Dr.Oz: You Having a Baby, bem como o dvd workout para grávidas dos mesmos autores - exercícios para cada trimestre. Decidi comprar pois gostei dos conselhos que ele deu no seu programa de tv bem como dos exercícios. De entre muitas coisas que li, achei curiosa a percentagem de calorias a mais que devemos ingerir enquanto grávidas. Apenas 10% a mais das que ingerimos normalmente. Nada de comer por dois, agora come-se por 1.1 :)

Agora vou entrar na secção pior do livro, que é a da alimentação, digo pior pois ainda ando bastante esquisita, apesar de tudo o que como e que me está a apetecer muito, tem um sabor diferente, muito mais intenso do que dantes. Ontem estava com """desejos""" de marisco, aliás esse desejo já o tinha há alguns dias, mas apenas ontem se proporcionou irmos jantar fora, foi com certeza a melhor refeição que tive em anos...seguramente não acharia o mesmo se não estivesse grávida, apesar do maridão ter concordado que estava bom. Eu cá não me queixo, eheh!!

Em relação aos exercícios também não vai ser fácil, tenho-me sentido muito fraca, sempre com quedas de tensão por tudo e por nada e o meu coração vai às 120 pulsações muito rapidamente. Decidi ir ao ginásio no sábado de manhã e apenas fiz 2 exercícios muito calmos, nem isso aguentei, tive de me sentar e descansar. Vou ter de suspender a minha actividade no ginásio até me sentir com forças novamente e enquanto isso vou praticar em casa com a ajuda dos treinos do Dr Oz.


Voltando ao pigloo, às 14 semanas e 4 dias ele está cada vez mais forte...alguns detalhes:



Atingimos um marco muito importante da gravidez, dado que assinala o final de um período crítico no desenvolvimento do bebé. Todas as estruturas básicas do corpo do bebé – internas e externas – já estão agora formadas. Mas, evidentemente, são ainda minúsculas. Da cabeça até ao rabinho, o bebé tem apenas 10 cm de comprimento – mais ou menos como um limão – e pesa cerca de 40 gramas.
No final desta semana, os braços estarão mais compridos, passando a ser proporcionais relativamente ao resto do corpo. (Embora as pernas ainda tenham algum crescimento pela frente.)

Para mim a grande novidade da semana é que o nosso bebé já tem impressões digitais!
O Pigloo ganhou cabelo, não apenas na cabeça e sobrancelhas, mas no corpo todo. Esse cabelo na verdade é uma penugem superfina - Lanugo, que geralmente desaparece antes do nascimento.

O bebé também produz urina e elimina-a para o líquido amniótico, um processo normal que se manterá até ao nascimento. No entanto, ainda não consegue senti-lo a mexer-se, embora as mãos e os pés (agora já com pouco mais de um centímetro de comprimento) sejam mais flexíveis e activos. Pela acção de impulsos cerebrais, os seus pequenos músculos faciais começam a exercitar-se, pelo que começa a revirar os olhos, a franzir as sobrancelhas e a fazer caretas.
O pigloo movimenta os dedos para agarrar, consegue até chupar o dedo.

Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. Ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará a carregar cerca de 200.000 óvulos. A pergunta é, será menino ou menina?
Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário