terça-feira, 14 de dezembro de 2010

25 semanas

A nossa Pinguinha tem, às 25 semanas de gestação (178 dias) cerca de 760 gramas e à volta de 35centimetros de comprimento total. Está a crescer rapidamente e a desenvolver as primeiras competências na respiração, simulando a expansão e contração toráxica. Os neurónios continuam o seu desenvolvimento cada vez mais acentuado. Bem vinda ao 6º Mês!

A barriguita está muito avançada, cada vez maior. Já começa a ser desconfortável não usar a cinta que aconchega a barriga e a lombar. Sente-se uma pressão na zona pélvica que convém evitar e é facilmente controlável com a cinta. Ao contrário do que diz a crença popular de que gravidez de menina dá origem a barriga redonda, aqui está a minha barriguita a comprovar o oposto. Desde o primeiro mesinho de gestação que a tendência era uma barriga bicuda. Isto tem a ver com a minha estrutura abdominal fraca. Quem tem abdominais mais fortes não tem geralmente uma barriga tão bicuda, independente de ser menino ou menina.



Desde as 23 semanas aproximadamente que os movimentos fetais são mais intensos e venho a sentir dores nas costas e na parte inferior do abdómen, felizmente são referências comuns e não são preocupantes.


Apesar de ainda só ter aumentado cerca de 4,5-5kg ao fim de 25 semanas (comecei a gravidez com 53.5 - 54kg), não é por isso que não tenho apetite, até tenho bastante, só que o apetite deriva muito para alimentos menos saudáveis. Digamos que não morro de amores por um bom prato de legumes e peixe cozido. Os meus "desejos" são muito direccionados para:
- chocolates
- doces (mousses, leite-creme,...)
- bolos (bolos caseiros de laranja, queijadas, bolo molhado de chocolate)
- salgados (pizzas, torradas, tostas, rissois, empadas de galinha, pão de leite com fiambre,...)

E então não podendo de todo abusar destes riquissimos alimentos, acabo por me conter bastante. Truques para conseguir resistir a estes "desejos":
- evitar comer fora
- evitar ir com fome ao supermercado, de preferência ir lá a seguir a uma boa refeição
- não permitir que o marido deixe comprar chocolates, mesmo os mini-mars e mini-twix...o marido é querido e atencioso mas não deve estragar de mimos a mamã
- beber muita água. A água dá conta da fome por alguns momentos e enche o estômago, faz bem ás estrias e erradica um pouco a vontade de ingerir açucares
- beber muito leite. Em média bebo cerca de 500ml de leite sem lactose, por dia.
- substituir o chocolate e doces por iogurtes pró-bióticos. Como à volta de 2 iogurtes por dia e sabe-me bem o sabor doce.
- evitar comprar pão, substituir por um prato de cereais (por exemplo Nestum mel que é o que estou a comer neste exacto momento)

Esqueçamos as recomendações da pirâmide alimentar, não creio estar a segui-la minimamente. Esforço-me por comer ao almoço e jantar uma sopa, para com isso ingerir os legumes de que preciso e já agora mais líquidos, mas sei que deveria comer mais peixe e carne magra. Nada é perfeito.

Novidades?
Já temos o carrinho da bebé, que embora esteja montado requer agora formação dos papás. Temos também o quarto pronto em termos de decoração, ficando apenas a faltar a roupinha de cama da bebé.
As roupas estão todas lavadas e guardadas nas devidas cómodas, cerca de 1 mes antes da bebé nascer iremos lavá-las novamente com detergente próprio e passá-las a ferro, tudo a que tem direito. Print this post

1 comentário: