sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Gripe A - chegou mas será que venceu?

Na segunda-feira à noite comecei a sentir dores musculares que progrediram para sintomas gripais na terça-feira. Na 4feira fui ao Hospital da Luz fazer rastreio da Gripe A por indicação da minha médica obstetra.
Entre 4feira e hoje estive pior e melhor, esta noite transpirei bastante e dormi com o apoio de vapores de água, hoje sinto-me bem melhor ainda que imprópria para sair à rua, pois sinto-me um pouco debilitada, mas já não tenho dores de cabeça ou musculares.
Telefonaram há pouco do hospital a confirmarem que tenho gripe A, aconselharam falar com o obstetra. Fiquei em choque claro!!!! Mandei sms à obstetra que de imediato respondeu a dizer para ficar esta próxima semana em casa e não fazer mais nada, pois parece que está tudo a desaparecer naturalmente.

Fui ler... http://www.portaldasaude.pt

A Gripe A é uma doença benigna que se trata, na maioria dos casos, com antipiréticos e com a permanência em casa. É importante que cada um faça a vigilância da evolução da febre e de outros sinais e sintomas, nomeadamente da dificuldade respiratória

As mulheres grávidas têm maior probabilidade de ter complicações graves com a nova gripe
A(H1N1) tal como acontece com a gripe sazonal. Saiba que se ficar doente pode fazer o mesmo tratamento que o resto da população:

Trate a febre. Manter a temperatura dentro dos seus valores habituais é muito importante
para o seu bebé. O Paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e
pode ser tomado 1gr de 8/8horas. Se tiver dúvidas pode ligar para a Linha “Saúde 24”
(808 24 24 24).
Beba água ou outros líquidos, em abundância para repor os que perdeu por estar com febre.
Os medicamentos antivirais como o Tamiflu® (oseltamivir) ou Relenza® (zanamivir) só devem
ser utilizados sob prescrição médica. Não estão descritas complicações na grávida ou no feto
com a utilização destes fármacos.

...

Ora eu não tenho febre e por isso o que estou a fazer além de repouso, é apenas comer muita fruta com Vit.C, beber muitos líquidos especialmente quentes e tomar 2 a 3 banhos por dia para relaxar e eliminar algumas toxinas.

Próximos passos: ir controlando os sintomas, alimentar-me bem sobretudo à base de líquidos (sopas, sumos, leite, água) e fazer o possivel para manter uma temperatura constante.
Vou também desinfectar o teclado do computador, o telemóvel, o telefone, para já é isto.
Daqui a uma semana já posso sair de casa, até lá fico por aqui.
Afinal, a Gripe A chegou mas não vai vencer! Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário