segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alimentação na Gravidez - o que ando a fazer de bem

Confesso que ao longo destas 29 semaninhas tenho tido cuidado com a alimentação mas não tenho comido tudo o que devia...a coisa dos legumes está complicada. Mas há 4 rotinas que tenho em média 5 dias por semana que é sementes de linhaça, 4 copos de leite (1/2litro), 1,5l de água e 2 iogurtes pró-bióticos com bifidus Activo. Eis o que encontrei sobre isto (fiquei muiiito contente):

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16468-10563,00.html

A linhaça pode, e deve, ser um item obrigatório na alimentação das grávidas. A semente, rica em ômega 3, ômega 6 e fibras, ajuda a mulher que sofre de prisão de ventre, comum nos nove meses, e auxilia na formação do cérebro e da retina da criança. Outro benefício, comprovado por estudiosos, é que mulheres que ingerem a semente durante a gravidez e a amamentação têm filhos com mais facilidade de compreensão e memória. “A ação antioxidante da linhaça no desenvolvimento cerebral da criança e ela tem mais facilidade para se concentrar", afirma Daniella Galego, nutricionista do Hospital Sírio Libanês.

Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. A recomendada para as gestantes é a dourada, que tem um tratamento mais natural do que a marrom, sem agrotóxicos. "Os agrotóxicos podem atravessar a placenta com facilidade e prejudicar o bebê. A gestante deve escolher sempre a dourada", diz a nutricionista.

Mas, atenção: há uma quantidade certa para a grávida consumir. "O ideal é incluir na dieta uma ou duas colheres de sopa de linhaça por dia, batidas em liquidificador. Elas podem ser misturadas à fruta, no suco ou no iogurte", afirma. Se consumida em excesso, a semente pode causar efeitos colaterais, como interromper o crescimento do bebê e até diminuir a taxa de fertilidade da mulher.

---

Em média como 3 colheres de sobremesa de sementes em pó, junto do pequeno almoço misturado com água. Escolho o pequeno-almoço porque a vitamina C da laranja que como todos os dias nessa refeição ajuda a absorver o ómega das sementes.

---

Fonte: http://www.abcdobebe.com/alimentacao-/iogurte-diminui-os-incomodos-da-gravidez.html


O iogurte constitui uma das melhores opções para enriquecer a nutrição da mulher ao longo da gravidez e durante o período de amamentação, permitindo combater mais facilmente os incómodos habituais na gestação. Apresentando benefícios a diversos níveis, desde a absorção do cálcio e prevenção da obesidade, à regularização da flora intestinal e ao enriquecimento do leite materno, o iogurte é um dos alimentos fundamentais para uma dieta equilibrada durante a gravidez.


Ajuda a controlar o excesso de peso

As escolhas alimentares durante a gravidez têm de ser, mais do que nunca, orientadas para alimentos de grande densidade nutricional mas pouco calóricos, sendo a evolução do peso um óptimo indicador da adequação energética da alimentação da futura mãe.

Embora a carência de proteínas, vitaminas e minerais aumente substancialmente na mulher grávida, chegando mesmo a duplicar no caso do ferro, tal aumento é bastante inferior no caso das necessidades energéticas.

Pela sua densidade nutricional e o seu baixo teor de gordura, o iogurte constitui um excelente complemento das refeições principais, eliminando a sensação de fome comum a meio da tarde ou da manhã.


Regula a flora intestinal

A partir do segundo trimestre de gravidez , o trânsito intestinal abranda, face à pressão exercida pelo útero aumentado, à prescrição de ferro e às mudanças hormonais, nomeadamente a diminuição da progesterona.

Uma das formas mais eficazes de prevenir a obstipação reside na ingestão de iogurtes com Bífidus Activo que permitem obter uma melhoria da digestão e do funcionamento do intestino, alterando a flora intestinal de modo a preservar o equilíbrio bacteriano.


Contribui para o sucesso da amamentação

A alimentação do último trimestre da gravidez tem como principal objectivo preparar o organismo para o parto e amamentação.

Tanto os leites fermentados como os iogurtes possuem atributos nutricionais determinantes para o sucesso da amamentação e são aconselhados por todos os obstetras.

---

Tento comer dois iogurtes por dia, por vezes como três dependendo da hora a que me deito. Como sempre iogurtes ACTIVA, sugeridos pela médica gastro.

---

A cada nova pesquisa se descobre mais evidências de que a ligação entre mães e seus bebês é ainda maior. Além da já conhecida importância do cálcio, das proteínas e do ferro do leite para o desenvolvimento do bebé, a última pesquisa afirma que beber leite e ingerir vitamina D durante a gravidez pode ajudar a reduzir as chances de o filho desenvolver esclerose múltipla quando se tornar adulto. Esse estudo preliminar será apresentado no 62° Encontro Anual da Academia Americana de Neurologia, marcado para abril deste ano em Toronto, Canadá.

Os pesquisadores analisaram os questionários sobre a dieta na gestação de 35.794 mães de enfermeiras. Ao longo dos 16 anos de avaliação, 199 enfermeiras desenvolveram esclerose múltipla.

As chances de ter a doença entre as filhas de mulheres que consumiram quatro copos de leite por dia foi 56% menor em comparação com as nascidas de quem apostou em menos de três copos do líquido por mês.

"Encontramos também que o risco de esclerose múltipla entre as filhas de mães que estavam no topo dos 20% de ingestão de vitamina D durante a gravidez foi 45% menor do que as filhas de mães com ingestão inferior a 20%",disse Fariba Mirzaei, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ao site Science Daily.

Depois de dar à luz e no caso de estar a amamentar o seu filho, é aconselhável continuar a beber cerca de 500 ml de leite por dia. - Só é preciso ter cuidado com a subida de leite repentina e abrupta...no primeiro mês não aconselho a grandes ingestões de água e leite. Podemos vingar-nos nos iogurtes líquidos.

---

Em média bebo entre 1/2 l e 700ml de leite por dia, de manhã, às 11h. Porquê de manhã? Porque o nosso organismo absorve melhor os nutrientes de manhã

---
A água é a única bebida indispensável. Beber um litro ou um litro e meio de água por dia facilita as trocas entre o organismo da mãe e o organismo do feto.
A agua é um elemento fundamental na ajuda de uma gravidez mais saudável.

Fonte: http://www.fundacaoluso.pt/assets/img/artigos/PDF8_A_agua_e_a_gravidez.pdf

Para avaliar o bem-estar do feto, ainda na barriga da mãe, fazem-se diferentes testes: medição do ritmo cardíaco, avaliação dos movimentos respiratórios e, um dos mais importantes, medição da quantidade de líquido amniótico. De facto, alguns investigadores descobriram que o volume de
líquido amniótico pode aumentar se a mãe beber água, o que resulta numa melhor oxigenação do bebé. É, por isso, necessário assegurar que a mãe beba água suficiente ao longo de toda a gravidez.

Mais peso… e mais água
Ao longo da gravidez, o organismo da mãe sofre alterações fisiológicas para responder às novas
necessidades e a levar ao feto as substâncias indispensáveis ao desenvolvimento. O aumento da água é uma das modificações mais importantes: durante a gravidez, a mãe é capaz de reter entre quatro e seis litros de água para assegurar as necessidades do bebé. As trocas de água entre o líquido amniótico e a mãe são incríveis: estima-se que corresponda a cerca de 460 ml por hora…

---

Em média bebo 600mil de água quente pela manhã em jejum e após pequeno-almoço com as vitaminas (folifer, magnésio e pregnacare). Depois ao lanche mais meio litro de água, até perfazer 1,5l no máximo até ás 18h para não ter que me levantar muitas vezes durante a noite.

Com certeza que como muitas coisas que não deveria comer, mas considerando estas 4 rotinas e ainda o facto de ser magra, ainda só aumentei 6kilos nestas 29semanas e o meu nivel de glicémia ser baixo... fico mais descansada e espero que a pinguinha nasça bem nutrida.
Agora só tenho de pedir à avó da pinguinha para nos dar mais vezes a sua famosa feijoada com muito feijão para compensar a falta de leguminosas na nossa dieta diária. Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário