segunda-feira, 11 de abril de 2011

O primeiro mês a 3

Passou exactamente 1 mês desde que a Larita nasceu. Aqui está ela:

Só agora tive tempo e calma para escrever umas linhas, vamos ver quantas a Lara me deixa escrever...tem sido um desafio. A última vez que escrevi estava na 37ª semana de gestação. Foi nessa mesma semana que a Lara nasceu, 37 semanas e 6 dias - sexta-feira dia 11 de Março, uma data fácil de lembrar: 11.03.11 Dia 10 eu e o maridão
fomos fazer uma ultima visita à enfermeira do curso pré-parto, depois fomos jantar fora e regressámos a casa para aquela que seria a última noite a dois. Estava calma mas ansiosa. Fui preparar tudo para o dia mais importante da minha vida:

Mala da mãe - check
Mala da filhota - check
Documentos - check
kit criopreservação - check
player mp3 com musicas para a baby - check

Tudo pronto para o grande dia. Fui dormir por volta das 23h, claro que à semelhança das noites anteriores
coloquei 10min de musica antes de adormecer dormi. Curiosamente nessa noite a Lara não me deixou dormir muito, foi uma batalha intra-uterina, ela estava muito agitada, culpa da mãe provavelmente. Na manhã seguinte, pelas 05.45h acordámos, tomámos banhinho e por volta das 06h40 saímos em direcção ao hospital da Luz, levámos o carrinho da bebé e montámos tudo no banco de trás. Chegámos ao hospital e fizémos a entrada.

Fomos muito bem recebidos e rapidamente estávamos na sala de dilatação nº6.
As condições deste hospital são realmente excepcionais, esta sala de dilatação, onde muitas mulheres passam horas e horas, tem bastante espaço, tv, computador, secretária, todos os aparelhos de medição e controle do bebé e mãe, um bom sofá, uma cama confortável... É um ambiente simpático para o início de um processo que pode ser doloroso e moroso. No meu caso este processo seria rápido e indolor, visto ser cesariana. Depois de me darem dois microlax, cerca de 30minutos depois já estava a soro e acompanhada por uma enfermeira. passado
uma hora fui para o bloco de cesarianas, fiquei nervosa! O maridão não entrou nessa altura, pois iam preparar-me e eu como sou muito mimada fiquei logo desconfortável por estar sózinha...tenho sido mal habituada, é o que é!

Depois de uma série de procedimentos pré-operatórios, o anestesista (espectacular o Dr.) aplicou-me a epidural. Felizmente não tive a maioria dos sintomas que ele descreveu como sendo muito comuns de sentir com a epidural (formigueiros, ardores, alguma dor e desconforto), apenas senti as pernas muito pesadas e formigueiro à medida que a anestesia ia fazendo efeito, poucos minutos depois o meu corpo estava completamente imóvel, da coluna para baixo...é bom sinal, significa que não vou sentir nada!!!


Eram cerca de 8.15h da manhã e a equipa médica já estava toda presente no bloco e o maridão também. O "corte" foi rápido, 15minutos depois às 08h38 a menina estava cá fora a dar o seu choro de boas vindas. Foi muito emotivo esse momento, a médica pediu para me levantarem ligeiramente de forma a ver a bebé a sair do meu útero,
eu e o papá contemplámos esse momento que jamais irei esquecer. A imagem apesar de emotiva não foi cor-de-rosa, a Lara estava coberta de algo que parecia gordura e tinha um aspecto muito cinzenta. O narizinho estava todo esborrachado.


Gostei muito de a ver cheia de energia, bom sinal, sai à mãe!
Depois desse momento baixaram-me novamente e prepararam-se para terminar a cirurgia, enquanto limpavam a bebé. Nesse momento o pai foi ver a bebé e registar esse momento kodak, com muitas fotos. A pediatra limpou a Lara, fez as medições (45,5cm), verificou os reflexos, fez alguns testes comuns, pesou (2440gr), tratou do cordão umbilical. Nessa altura já tinham feito a colheita do sangue para a criopreservação e estava tudo em conformidade.



Após muitas fotos e muita alegria, e enquanto eu estava a ser cozida trouxeram a bichinha para me cumprimentar e disseram para eu falar com ela. O único problema foi o facto de eu estar completamente emocionada e não conseguir dizer nada de jeito pois o nó na gargante era enormeeee. Dei-lhe um olá e disse que era muito linda e dei-lhe beijinhos no rosto.




Durante a cirurgia tive muitas dores nos ombros, não sei explicar porquê, mas comecei a sentir dores muito intensas e tive mesmo de me queixar, foi algo que me impediu de aproveitar a 100% aquele momento. Fora isso não tive qualquer dor.
Passados outros 15minutos estava pronta para ir para o recobro com a menina. Colocaram-na no meu colo e assim que cheguei ao recobro colocaram-na a mamar e que bem que ela mamou. Tão quietinha, tão pequenina e tão...mamona. Excelente reflexo de sucção, está de parabéns. Foi mais um momento inesquecivel. O pai esteve sempre presente, deu o seu colinho e ajudou a mãe em tudo o que foi preciso. papá 6 estrelas. Sempre fui muito sensivel,
durante a gravidez senti que estava sempre com o coraçãozinho de manteiga, mas depois de "parir" fiquei ainda "pior". Despoletado com esse nó na garganta durante a cirurgia, depois foi uma maré de lágrimas por tudo e por nada... Fui para o quarto nº9 cerca de 1h30 depois. Uma vida nova iniciava-se, a partir deste momento uma série de rotinas e procedimentos iriam tomar conta das nossas vidas e assim foi. Chegados ao quarto tivémos de tratar da amamentação, da higiene, da roupinha. Apesar de ser tudo novo e assustador, todos os detalhes eram lindos de serem vividos. Até a dor de amamentar e todo o processo dificil de dar o peito foi mágico.
Nesta imagem em baixo, a Lara a dormir junto ao meu peito.

Nesta foto, um dos primeiros soninhos no hospital junto a mim.



Não vou descrever com pormenor os 4 dias que estive no hospital, mas há alguns detalhes que merecem ser anotados:

- tive uma subida de leite muito grande ao fim de 2 dias aprox., foi muito doloroso e apesar de seguir todas as recomendações, os 2 primeiros dias não foram nada fáceis. A Lara não pegava no mamilo, tivémos de usar um de silicone, depois o leite não saia e usámos bomba electrica. A bomba aumentou a produção de leite e tive de tomar parlodel para baixar a produção de leite. Nessa altura já tinha aumentado 3 numeros de soutien e o peito fervia. Nessa altura também a larita estava super bem alimentada pois todo o leite que eu extraia pela bomba, ela bebia.

- a cada dia que passava a Lara crescia, saindo do hospital 4 dias após o nascimento com apenas menos 70gr dos iniciais à data do parto. É uma vitória a celebrar! - o cordão umbilical caiu na madrugada do 3ºdia...isto é que é ser precoce hein? Ia a mudar a fralda e pimba...estava caido

- Ao fim de 2 ou 3 dias a Lara já fazia muita força com o pescoço para direccionar a cabeça em função do som das vozes das pessoas, nomeadamete a minha e a do papá. Desde cedo que tem um olhar muito observador, olha-nos com muita atenção sempre que interagimos com ela, segue-nos com o olhar. Dá vontade de chorar e...choro... a emoção de a ver interagir é tão grande que lá vai mais uma lagrimazita.


- O hospital ficou no meu coração. Toda a equipe médica, enfermagem e auxiliar foi excepcional. Incansáveis as enfermeiras fizeram de tudo para me manter calma, saudável e informada sobre como cuidar da bebé. Isto de ser "mãe de primeira leva" tem muito que se lhe diga, precisei de muito apoio nos primeiros dias. Ainda preciso...o papá que diga.
Tive o apoio excepcional de uma enfermeira em particular, a enf.Joana, que ficou a meu lado por mais de 1 vez, mais de 1hora, até que a Lara pegasse no meu mamilo para mamar. Outras enfermeiras mostraram técnicas boas para que a pega fosse mais eficaz. Aprendemos técnicas boas de estimulação intestinal por causa das cólicas. Um apoio indescritivel. Recomendo o Hospital da Luz! Apesar de toda a equipe de enfermagem ser excelente, precisei muito do papá porque de vez em quando lá chorava para aliviar o stress, chorava porque estava emocionada, chorava de dor, chorava de felicidade...o papá limpava as lágrimas e dava beijinhos...obrigada!!!

- Durante os primeiros dias a Dra. Luisa Pargana foi incansável, super preocupada e presente quis saber de todas as dificuldades. Incentivou-me a continuar a amamentar mesmo quando fui fraca e quis desistir. Excelente acompanhamento. Será minha médica na 2ª leva, sem dúvida! Só tenho a agradecer todo o profissionalismo.


Chegados a casa tivémos de ir comprar uma bomba eléctrica para retirar o leite, fizémos uma paragem na PreNatal e adquirimos a SWING da Medela, tem sido a minha salvação.

A Lara não mama directamente no meu peito, pois cansa-se e adormece, por mais estimulada que seja nunca mama o suficiente, como temos de dar o restante pelo biberão optámos então por continuar a extrair o leite materno desta forma.


A Lara começou a beber 30ml, ao fim de 4 dias aprox já bebia 40, passou rapidamente para os 60 e ao fim de 1 mês bebe 110-120ml em cada mamada...sim é sem dúvida uma glutona.
Fiz uma mastite há cerca de 2 semanas, os sintomas são parecidos aos sintomas febris, nódulos no peito direito, juntamente com dores e picadas. A médica receitou-me um conjunto de 3 medicamentos:

- benuron 1000mg

- brufen 2*400mg

- Floxapen/Clavamox

- Gelo...muito gelo
Ao fim de 1 semana os sintomas passaram e perdi os nódulos graças à ajuda preciosa da Enfermeira Cristina que "esmagou" literalmente os ditos. Dores? É melhor nem falarmos sobre isso.

A recuperação do parto foi muito rápida, ao fim de um mês estou com apenas mais 3,5kg do que tinha antes de engravidar (por mim ficava com esses 3,5kg) a minha barriga ainda está por "recolher", notam-se os abdominais meio abertos...mais algumas semanas e começo a recuperação pós-parto.
Este primeiro mês tem sido um desafio constante. Noites mal dormidas...não diria noites sequer, diria minutos mal dormidos...refeições fora de horas, fraldas, fraldas, fraldas :), dores no peito, dores na coluna e infelizmente algumas cólicas da Larita.
Esta é a parte má de ter um recém-nascido completamente dependente de nós.
A minha expectativa não era muito diferente da realidade, na verdade acho que até esperava pior, no entanto confesso que só não tenho pior porque tenho tido a sorte (convém sublinhar a palavra sorte) de poder ter o maridão sempre presente a ajudar a 200% em todas as actividades "infantis", desde refeições, higiene, embalo :), o papá tem feito de tudo para ajudar a mamã, sem ele teria sido muito mais dificil.


A parte boa de ter um recém-nascido é que nos derrete o coração por ser dependente de nós, se por um lado essa dependência traz consigo aspectos negativos, por outro é uma satisfação sentir essa responsabilidade e sentir que somos capazes de lhe dar o melhor e que esse melhor está a fazer com que ela cresça saudável e feliz, Sou Mãe e sou feliz...cansada...mas feliz.


Hoje a Lara faz um mesinho. Com base nos valores da última semana, a nossa estimativa é que ela hoje pese cerca de 3400gr e já meça mais de 51cm.
Valores de sucesso! Bom trabalho papás Pinguins.


Olhando para trás foram 9 meses calmos, uma gravidez linda e recomendável a todos. O parto foi rápido, praticamente indolor. O apoio do hospital foi 5 estrelas e o regresso a casa foi muito bom. Embora cansados, eu e o papá continuamos muito amiguinhos, ajudamo-nos sempre, dividimos tarefas e temos contado com o apoio de toda a familia.


Há quem diga que Parir é dor, criar é amor. Se para a maioria das mães isso é verdade, para mim felizmente não traduziu a minha experiência. Até já pensamos no 2º filhote, quem sabe daqui a 1 ano. Será que este pensamento é de dormir pouco? Estamos doidinhos? ESTAMOS É FELIZES.

OBRIGADA LARA, és tudo o que sempre sonhámos que fosses.
Print this post

2 comentários:

  1. Sou o papá!

    O tal, que é aqui narrado como o super papá. Sinceramente não acho que esteja a fazer mais do que a minha obrigação que é a de ajudar esta mãe que TUDO, mas TUDO, garanto-vos, tem feito para continuar a amamentar a sua filha. Eu não sei se aguentaria tanto!!

    A Lara é o meu 3º rebento. Antes dela já tive o Ricardo e a Sara. Se com eles os dois não consegui ser tão presente quanto queria pois a vida profissional a isso obrigava, já com a Lara tudo tem sido diferente. Os dias têm sido cansativos mas bons de se viver. Tenho estado presente quase a 100% e só não faço mais porque a mãe teima em que eu tenho de descansar!

    A Larita é um doce e mostra já ter uma forte personalidade (leia-se teimosia :-) :-)). Dá luta aos pais que é o que se quer. Agora há que a moldar para crescer com disciplina mas com justiça e com todo o espaço para promover o seu conhecimento e a sua criatividade. Há que lhe dar oportunidades para fazer as suas traquinices sem ser constantemente "castrada". É para isso que os pais devem servir, é para isso que cá estaremos para a acompanhar! Felizmente existe muito sintonia entre o papá e a mamã e isso irá com certeza facilitar a tarefa da sua educação.

    Continuarei a estar por aqui, a ocupar o meu lugar. Sempre pronto para a acção!! :-) :-)

    Parabéns Mamã. Parabéns pelo teu espírito de sacrifício, pela tua dedicação, pelo amor que nutres por nós. Hoje estás tu na "linha da frente" e sabes que a retaguarda está garantida. Tudo farei para não te falhar!!

    Estavas pronta para ser mãe sim senhor!!!

    ResponderEliminar
  2. Admiro muito o amor que vos une, aliado à compreensão, camaradagem e cumplicidade que existe entre vocês. A chegada da Larita é a cereja no topo do bolo da vossa relação. "Deliciem-se" :-) Tia babada

    ResponderEliminar