sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Subsidios da Segurança social

Hoje tive pela primeira vez uma excelente experiência na segurança social. telefonei para o 808266266 para pedir informação sobre abonos de família, pensão de maternidade, paternidade,... e fiquei muito esclarecida.

Neste momento estou de baixa por gravidez de risco até dia 14 de Março - a segurança social pagará a 100% o meu ordenado durante esse período, em Março

Se o parto for posterior ao dia 14 de Março, terei de voltar novamente à médica/centro de saúde para pedir extensão do tempo e fazer o mesmo procedimento

Após o parto a maternidade dá-me o certificado de nascença, com o qual deverei pedir o abono para crianças e jovens, bem como o subsidio de maternidade e paternidade.
Este subsidio funciona da seguinte forma:

Mãe:
Opção 1 - 120dias - é pago a 100% o ordenado
Opção 2 - 150 dias - é pago a 80% o ordenado

OU

Mãe + Pai:
180dias - é pago 150 dias a 83% à mãe e 30 dias a 83% ao pai

E

Pai:
10dias úteis do pai obrigatórios + 10dias facultativos - pagos a 100%

Assim sendo, o que escolhemos é:

Pai:
10dias úteis do pai obrigatórios + 10dias facultativos - pagos a 100%
E
Mãe + Pai:
180dias corridos - é pago 150 dias a 83% à mãe e 30 dias a 83% ao pai

Para fazer estes requerimentos, pode ser tudo online no site da segurança social. Agora é esperar que tudo funcione em conformidade e será menos um problema.

Tive um excelente atendimento e fiquei muito contente pois era de facto um peso nos ombros.

A bebé está prevista para nascer entre os dias 14 e fim de Março, já falta pouco!!! Print this post

Sem comentários:

Enviar um comentário