quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pinguinha a dançar rock da pesada às 30 semanas de gestação

Desta vez a pinguinha foi mais além, numa sessão que durou cerca de 5minutos, surge a versão reduzida da grande sessão de abano do capacete e que abano!! Em especial logo no inicio nos primeiros 20segundos, junto do 1º minuto e novamente a partir do 1.48, mas no geral foi uma aventura.

Familia de Pinguins Solidária - dá 1 euro por Mês à AIDHUM

Começámos no Natal e não quisemos parar. Esta família de "Pinguins" decidiu ajudar uma grande causa, a causa das causas se é que assim podemos chamar.

A associação chama-se AIDHUM - Movimento 1 Euro e merece a atenção de todos. Mereceu tanto a nossa que contribuimos activamente no desenvolvimento do site que fizémos pro-bono e na ajuda que prestamos diariamente

PORQUÊ contribuir para a AIDHUM?

Porque com a ajuda de centenas de pessoas que apenas dão, como nós, 1 euro por mês à AIDHUM, esta associação ajuda várias associações que já são nossas conhecidas, como o Banco do recém-Nascido, a ACREDITAR, a Fundação do Gil, a APAV, Médicos do Mundo, a Associação contra cancro da mama, etc...

Basta ir ao site www.movimento1euro.com ou www.aidhum.com

registarmos como associados no Menu: JUNTE-SE A NÓS e fazer o pagamento de 12 euros (1euro/mês) através das referências MB que nos são dadas.

Todos os meses são colocadas no site da AIDHUM um leque de causas de várias associações. Umas precisam de apoio financeiro para materiais, outras para veículos de apoio a doentes, outras de medicamentos, etc. São os associados que votam na sua causa favorita, e a causa vencedora desse mês recebe todos os euros recolhidos.

Imaginem se formos 5mil associados, então mensalmente a causa que ganhar pode receber 5mil euros. E a cada associado apenas cabe dar 1 euro, nada mais.

A ideia é Brutal, o movimento está a ser contagioso. Vale a pena ajudar assim e vale a pena nascer num ambiente de solidariedade, sei que a pinguinha ficará satisfeita pelos pais se envolverem neste projecto lindo!

Adeus Ó Gripe

Uma semana depois... adeus Ó Gripe.
Apesar de ter tido poucos sintomas decidi cumprir com a quarentena e proteger-me o mais possivel. Hoje sinto-me perfeita, apenas tenho uma pequena irritação na garganta. Pelo que nos próximos dias em que sair vou proteger o pescoço o melhor possivel. parece que tive sorte e esta gripe atingiu-me de mansinho, agora há que ter cuidado redobrado com a limpeza frequente das mãos e com ambientes sobre lotados. passar mais tempo em casa é boa opção!!

A pinguinha tem-se mexido bastante, é cotovelos e joelhos. Gosto de a acordar de manhã, fico na cama uns minutos extra só para a sentir mexer-se pela primeira vez...muito bom!

Amanhã vou a mais um aula do curso, já faltei a duas por causa da gripe, agora tenho de recomeçar.

Já só faltam 2 mesinhos, o fim tão esperado aproxima-se a passos largos. Supostamente a pinguinha já pesa mais de 1kg e meio e já tem mais de 40cm. Mais saberemos na eco das 32 semanas no ultimo dia do mês.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Gripe A - chegou mas será que venceu?

Na segunda-feira à noite comecei a sentir dores musculares que progrediram para sintomas gripais na terça-feira. Na 4feira fui ao Hospital da Luz fazer rastreio da Gripe A por indicação da minha médica obstetra.
Entre 4feira e hoje estive pior e melhor, esta noite transpirei bastante e dormi com o apoio de vapores de água, hoje sinto-me bem melhor ainda que imprópria para sair à rua, pois sinto-me um pouco debilitada, mas já não tenho dores de cabeça ou musculares.
Telefonaram há pouco do hospital a confirmarem que tenho gripe A, aconselharam falar com o obstetra. Fiquei em choque claro!!!! Mandei sms à obstetra que de imediato respondeu a dizer para ficar esta próxima semana em casa e não fazer mais nada, pois parece que está tudo a desaparecer naturalmente.

Fui ler... http://www.portaldasaude.pt

A Gripe A é uma doença benigna que se trata, na maioria dos casos, com antipiréticos e com a permanência em casa. É importante que cada um faça a vigilância da evolução da febre e de outros sinais e sintomas, nomeadamente da dificuldade respiratória

As mulheres grávidas têm maior probabilidade de ter complicações graves com a nova gripe
A(H1N1) tal como acontece com a gripe sazonal. Saiba que se ficar doente pode fazer o mesmo tratamento que o resto da população:

Trate a febre. Manter a temperatura dentro dos seus valores habituais é muito importante
para o seu bebé. O Paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e
pode ser tomado 1gr de 8/8horas. Se tiver dúvidas pode ligar para a Linha “Saúde 24”
(808 24 24 24).
Beba água ou outros líquidos, em abundância para repor os que perdeu por estar com febre.
Os medicamentos antivirais como o Tamiflu® (oseltamivir) ou Relenza® (zanamivir) só devem
ser utilizados sob prescrição médica. Não estão descritas complicações na grávida ou no feto
com a utilização destes fármacos.

...

Ora eu não tenho febre e por isso o que estou a fazer além de repouso, é apenas comer muita fruta com Vit.C, beber muitos líquidos especialmente quentes e tomar 2 a 3 banhos por dia para relaxar e eliminar algumas toxinas.

Próximos passos: ir controlando os sintomas, alimentar-me bem sobretudo à base de líquidos (sopas, sumos, leite, água) e fazer o possivel para manter uma temperatura constante.
Vou também desinfectar o teclado do computador, o telemóvel, o telefone, para já é isto.
Daqui a uma semana já posso sair de casa, até lá fico por aqui.
Afinal, a Gripe A chegou mas não vai vencer!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sabias Que? Factos sobre gravidez Dr.Oz - Parte 2

mais dicas do Dr.Oz...

1.- Faixas

os bebés recém-nascidos ainda não controlam os seus movimentos, porque ainda não descobriram os seus membros inferiores e posteriores. A primeira coisa de que se dão conta é que têm duas mãos que mexem e que vão à boca, mas não sabem bem o que fazer com elas nem controlam ainda os reflexos. Esta limitação temporária perturba o soninho deles, já que de vez em quando lá vai um braço ao rosto, ou um pontapé na alcofa. Para evitar estas constantes auto-ameaças existe uma técnica que não só os protege como também devolve a sensação intra-uterina de aconchego e consequentemente acalma-os durante o soninho. Chamam-se as faixas.
A imagem em baixo mostra como fazer a faixa.
A técnica ensina em 6 passos como aconchegar o bebé. Diz o Dr Oz que podemos fazer este procedimento até um ano de idade se acharmos que o bebé tem o seu soninho interrompido e fica rabugento. Na verdade eles gostam de se sentir assim, apesar de pessoalmente me fazer alguma confusão. Pensando logicamente, para quem passa 9meses apertado e esborrachado, estar assim aconchegado deve ser confortável, se ainda por cima em vez de se debaterem ficam calmos...não restam dúvidas.

Mais dicas em: http://www.youtube.com/watch?v=CHcaNXCx_eo&feature=fvw

2.- Os brinquedos

é importante ter alguns brancos e pretos. Os bebés não conseguem ver cores mas percepcionam os contrastes, seria bom ter de novo a televisão e revistas a preto e branco só como opção durante as primeiras 10 semanas de vida. Apostar em bonecs com grandes contrastes de cores é uma excelente opção para estimular desde cedo o cérebro do nosso pequenito. Eu andei à caça de bonecos com essas características mas foi um desafio encontrá-los. De repente lembrei-me dos únicos desenhos animados que existiam na fase de branco e preto...disney claro!! Fui à loja da disney e contrei o famoso mickey mouse preto e branco, comprei o Mickey e a Minni, são giros porque além dos grandes contrastes de cores, têm pormenores acentuados, mãos grandes, orelhas grandes, nariz grande, olhos pronunciados, pernas longas e pés enormes :) tenho de tentar achar um pateta agora :) e um Pinguim claro...
Curiosamente ou não, certo é que as marcas não apostam nas 10 primeiras semanas de vida dos recém-nascidos, mas as mães devem fazê-lo.

Depois das 10 semanas os bebés começam a ver as cores intensas: vermelho, laranja e verde. Boa altura para mostrar sapinhos, joaninhas, abelhas.

3.- contacto com a pele

quer para os pais que não têm a oportunidade da vinculação através da amamentação, quer para as mães, devemos estimular ao máximo o toque com o bebé e o aconchego pele a pele. Além de acalmar o bebé, melhora as cólicas, estimula a função da imunidade, ajuda os bebés a adormecer mais rápido e por tudo isto deve fazer parte da rotina diária...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alimentação na Gravidez - o que ando a fazer de bem

Confesso que ao longo destas 29 semaninhas tenho tido cuidado com a alimentação mas não tenho comido tudo o que devia...a coisa dos legumes está complicada. Mas há 4 rotinas que tenho em média 5 dias por semana que é sementes de linhaça, 4 copos de leite (1/2litro), 1,5l de água e 2 iogurtes pró-bióticos com bifidus Activo. Eis o que encontrei sobre isto (fiquei muiiito contente):

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16468-10563,00.html

A linhaça pode, e deve, ser um item obrigatório na alimentação das grávidas. A semente, rica em ômega 3, ômega 6 e fibras, ajuda a mulher que sofre de prisão de ventre, comum nos nove meses, e auxilia na formação do cérebro e da retina da criança. Outro benefício, comprovado por estudiosos, é que mulheres que ingerem a semente durante a gravidez e a amamentação têm filhos com mais facilidade de compreensão e memória. “A ação antioxidante da linhaça no desenvolvimento cerebral da criança e ela tem mais facilidade para se concentrar", afirma Daniella Galego, nutricionista do Hospital Sírio Libanês.

Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. A recomendada para as gestantes é a dourada, que tem um tratamento mais natural do que a marrom, sem agrotóxicos. "Os agrotóxicos podem atravessar a placenta com facilidade e prejudicar o bebê. A gestante deve escolher sempre a dourada", diz a nutricionista.

Mas, atenção: há uma quantidade certa para a grávida consumir. "O ideal é incluir na dieta uma ou duas colheres de sopa de linhaça por dia, batidas em liquidificador. Elas podem ser misturadas à fruta, no suco ou no iogurte", afirma. Se consumida em excesso, a semente pode causar efeitos colaterais, como interromper o crescimento do bebê e até diminuir a taxa de fertilidade da mulher.

---

Em média como 3 colheres de sobremesa de sementes em pó, junto do pequeno almoço misturado com água. Escolho o pequeno-almoço porque a vitamina C da laranja que como todos os dias nessa refeição ajuda a absorver o ómega das sementes.

---

Fonte: http://www.abcdobebe.com/alimentacao-/iogurte-diminui-os-incomodos-da-gravidez.html


O iogurte constitui uma das melhores opções para enriquecer a nutrição da mulher ao longo da gravidez e durante o período de amamentação, permitindo combater mais facilmente os incómodos habituais na gestação. Apresentando benefícios a diversos níveis, desde a absorção do cálcio e prevenção da obesidade, à regularização da flora intestinal e ao enriquecimento do leite materno, o iogurte é um dos alimentos fundamentais para uma dieta equilibrada durante a gravidez.


Ajuda a controlar o excesso de peso

As escolhas alimentares durante a gravidez têm de ser, mais do que nunca, orientadas para alimentos de grande densidade nutricional mas pouco calóricos, sendo a evolução do peso um óptimo indicador da adequação energética da alimentação da futura mãe.

Embora a carência de proteínas, vitaminas e minerais aumente substancialmente na mulher grávida, chegando mesmo a duplicar no caso do ferro, tal aumento é bastante inferior no caso das necessidades energéticas.

Pela sua densidade nutricional e o seu baixo teor de gordura, o iogurte constitui um excelente complemento das refeições principais, eliminando a sensação de fome comum a meio da tarde ou da manhã.


Regula a flora intestinal

A partir do segundo trimestre de gravidez , o trânsito intestinal abranda, face à pressão exercida pelo útero aumentado, à prescrição de ferro e às mudanças hormonais, nomeadamente a diminuição da progesterona.

Uma das formas mais eficazes de prevenir a obstipação reside na ingestão de iogurtes com Bífidus Activo que permitem obter uma melhoria da digestão e do funcionamento do intestino, alterando a flora intestinal de modo a preservar o equilíbrio bacteriano.


Contribui para o sucesso da amamentação

A alimentação do último trimestre da gravidez tem como principal objectivo preparar o organismo para o parto e amamentação.

Tanto os leites fermentados como os iogurtes possuem atributos nutricionais determinantes para o sucesso da amamentação e são aconselhados por todos os obstetras.

---

Tento comer dois iogurtes por dia, por vezes como três dependendo da hora a que me deito. Como sempre iogurtes ACTIVA, sugeridos pela médica gastro.

---

A cada nova pesquisa se descobre mais evidências de que a ligação entre mães e seus bebês é ainda maior. Além da já conhecida importância do cálcio, das proteínas e do ferro do leite para o desenvolvimento do bebé, a última pesquisa afirma que beber leite e ingerir vitamina D durante a gravidez pode ajudar a reduzir as chances de o filho desenvolver esclerose múltipla quando se tornar adulto. Esse estudo preliminar será apresentado no 62° Encontro Anual da Academia Americana de Neurologia, marcado para abril deste ano em Toronto, Canadá.

Os pesquisadores analisaram os questionários sobre a dieta na gestação de 35.794 mães de enfermeiras. Ao longo dos 16 anos de avaliação, 199 enfermeiras desenvolveram esclerose múltipla.

As chances de ter a doença entre as filhas de mulheres que consumiram quatro copos de leite por dia foi 56% menor em comparação com as nascidas de quem apostou em menos de três copos do líquido por mês.

"Encontramos também que o risco de esclerose múltipla entre as filhas de mães que estavam no topo dos 20% de ingestão de vitamina D durante a gravidez foi 45% menor do que as filhas de mães com ingestão inferior a 20%",disse Fariba Mirzaei, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ao site Science Daily.

Depois de dar à luz e no caso de estar a amamentar o seu filho, é aconselhável continuar a beber cerca de 500 ml de leite por dia. - Só é preciso ter cuidado com a subida de leite repentina e abrupta...no primeiro mês não aconselho a grandes ingestões de água e leite. Podemos vingar-nos nos iogurtes líquidos.

---

Em média bebo entre 1/2 l e 700ml de leite por dia, de manhã, às 11h. Porquê de manhã? Porque o nosso organismo absorve melhor os nutrientes de manhã

---
A água é a única bebida indispensável. Beber um litro ou um litro e meio de água por dia facilita as trocas entre o organismo da mãe e o organismo do feto.
A agua é um elemento fundamental na ajuda de uma gravidez mais saudável.

Fonte: http://www.fundacaoluso.pt/assets/img/artigos/PDF8_A_agua_e_a_gravidez.pdf

Para avaliar o bem-estar do feto, ainda na barriga da mãe, fazem-se diferentes testes: medição do ritmo cardíaco, avaliação dos movimentos respiratórios e, um dos mais importantes, medição da quantidade de líquido amniótico. De facto, alguns investigadores descobriram que o volume de
líquido amniótico pode aumentar se a mãe beber água, o que resulta numa melhor oxigenação do bebé. É, por isso, necessário assegurar que a mãe beba água suficiente ao longo de toda a gravidez.

Mais peso… e mais água
Ao longo da gravidez, o organismo da mãe sofre alterações fisiológicas para responder às novas
necessidades e a levar ao feto as substâncias indispensáveis ao desenvolvimento. O aumento da água é uma das modificações mais importantes: durante a gravidez, a mãe é capaz de reter entre quatro e seis litros de água para assegurar as necessidades do bebé. As trocas de água entre o líquido amniótico e a mãe são incríveis: estima-se que corresponda a cerca de 460 ml por hora…

---

Em média bebo 600mil de água quente pela manhã em jejum e após pequeno-almoço com as vitaminas (folifer, magnésio e pregnacare). Depois ao lanche mais meio litro de água, até perfazer 1,5l no máximo até ás 18h para não ter que me levantar muitas vezes durante a noite.

Com certeza que como muitas coisas que não deveria comer, mas considerando estas 4 rotinas e ainda o facto de ser magra, ainda só aumentei 6kilos nestas 29semanas e o meu nivel de glicémia ser baixo... fico mais descansada e espero que a pinguinha nasça bem nutrida.
Agora só tenho de pedir à avó da pinguinha para nos dar mais vezes a sua famosa feijoada com muito feijão para compensar a falta de leguminosas na nossa dieta diária.

Elogio ao Papá pinguim

Hoje o post é dedicado aos papás interessados e que gostam de pôr as mãos na massa, sem medos e sem receios.
É assim mesmo Pinguim, mudaste muito bem a fraldinha ao Pedrinho do curso dos francisquinhos, foi simpatia ao primeiro mimo e a tarefa foi superada com sucesso num curto período de tempo. Agora há que praticar mais uma ou duas vezes e bater o tempo record.



Muito bem, a limpar de cima para baixo com discos de maquilhagem embebidos em água/humedecidos, dobrando a cada passagem. Que técnica a de segurar nos pezinhos, sim senhor...aprovado! Detalhe: dobrou a fralda e deixou-a por baixo do rabinho enquanto limpava.

Não esquecer, no caso dos rapazes, há que deixar um disco de algodão em cima da piloca para evitar os esguichos de xixi que vão saindo enquanto da muda da fralda. Muito bem feito!


Ah finalmente a colocação da fraldinha, considerando alguns truques claro, piloca para baixo, apertar em V para a fralda não ficar solta e o xixi não escapar, colocar os rebordos interiores da fralda para fora.

DESAFIO SUPERADO PINGUIM!

Houvesse mais papás assim e as mamãs ficariam a descansar um pouco mais. Não custa nada pois não? Acima de tudo companheirismo.

Pinguinha estás com sorte!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Amiga babada em formação

Para que servem as grávidas amigas de recém-mamãs? Para muita coisa.
Aproveitando o relógio biológico e o medo de não saber tratar do seu proprio futuro bebé, uma grávida amiga pode ajudar e muito a recém-mamã, colocando-se super hiper disponível para dar o biberão ao filhote da amiga, mudar as roupinhas, mudar a fraldinha, dar de colo. Dar descanso à mamã fundamentalmente!! Foi isso que tentei fazer na minha primeira visita ao meu sobrinho emprestado. Aqui estou eu a dar o biberão:


Não faço ideia se ele estava confortável se não, calculo que sim pois adormeceu umas quantas vezes. Ai lembrei-me do truque da minha irmã e passei a movimentar o biberão para que a tetina não ficasse imovel dentro da boca dele, mas pode-se recorrer à técnica da enfermeira, ir despindo o bebé para ele se ir sentindo um pouco mais desconfortável e querer mamar.
Demorou cerca de 10-15min a mamar à volta de 70mil dos 120mil colocado lá. Para um bebé de 3 semanas nada mau. Já ganhou peso e tudo
Ainda coloquei o bichinho a arrotar mas não tive muita sorte, ainda tenho de ganhar competências nessa matéria.

Na hora da muda da fralda, este traiçoeiro fez o favor de fazer xixi para cima da sua roupinha, pilitas malandras! Bom, há sempre um lado positivo...lá fui eu mudar a roupa, despir e vestir...correu bem, agora há que praticar mais.

Próximos desafios:
- limpar cocó
- colocar para arrotar
- colocar para dormir após o biberão
- aprender a massagem de relaxamento

Enquanto isto a mãe bate uma sonequinha, essa é a grande vantagem sem dúvida.
Obrigada amiga e conta comigo.

3ª aula Pré-Parto - Sexo na Gravidez; Hormona dos espermatozóides

Pois é, hoje tive a minha 3ª aulinha nos Francisquinhos com a Enfª Flores e foi, como sempre, muito esclarecedora. Qualquer dia tenho de levar bloco de notas.

Papás para que vos queremos?
Hoje aprendemos o papel fundamental dos papás no parto.
Na realidade e como diz o Dr. Oz os papás estão lá para fazerem tudo o que as mamãs querem e para tirar fotografias.
Se por um lado devem eternizar a hora do nascimento do bebé com uma foto ao relógio da sala, a primeira pesagem do bebé com uma foto à balança; por outro lado também devem dar a mão às companheiras para que elas a espremam de tanta força, bem como o queixo se sentirem necessidade de lhes dar um murro...só porque sim!

Mas a enfermeira foi mais longe...o papel do pai pode ser um pouco mais activo e há que controlar:
- a frequência cardíaca do bebé -se descer abaixo dos 90 bt/min, alertar de imediato a equipa médica
- o nível de contracções da mãe, caso haja necessidade disso.
- segurar no pescoço da mãe na hora de fazer força

Eu ainda acrescento relembrar a respiração, pois as dores por vezes são tão intensas que levam à irracionalidade e desespero, nada melhor que ter alguém a incomodar com os constantes sopros...apesar de chato dá jeito para manter a coisa no seu caminho.


Sexo com bebé no meio?
Mas aprendemos mais coisas, por exemplo, embora não esteja provado (diz o Dr.Oz) que o sexo nos ultimos dias da gravidez ajuda a induzir o parto, parece que tem havido alguns estudos que têm demonstrado o contrário, pelo que...aconselha-se à prática sexual sobretudo na fase final da gravidez para contribuir para o trabalho de parto. A dica mais interessante é que aliado à pratica sexual está a vitamina C e por isso antes do acto a mãe deve beber um sumo de laranja. porquê?
Boa pegunta...porque a vitamina C acidifica o colo do utero e os espermatozoides adoram encostar-se á vitamina C, claro que morrem logo depois mas antes de morrerem fizeram o favor de dpositar no colo do utero a hormona que contribui para a contracção do útero...facilitando desta forma o trabalho de parto. Quem sabe se não resulta, hein? Achei interessantíssimo.

Estrias...estrias...
Ao levantar-me de um exercício Kegel levei com um "berro" da enfermeira...uma chamada de atenção muito importante porque de facto levantei-me mal. As grávidas devem levantar-se de lado, se estão deitadas como era o caso devem voltar-se para o lado e depois levantar. Se fizerem como eu que fiz o levantamento frontal apoiando-me numa das pernas (abracei uma perna), podem estar em busca das estrias, é que elas aparecem se fizermos força nos locais frágeis do abdómen, que reagem a este tipo de levantamento. Vá-se lá pensar nisso não é?

Boca seca sim, mas lábios gretados não
Algo em que nunca tinha pensado, mas que a maioria das mamãs se lembram numa 2ª gravidez - levar bâton cieiro para o bloco de partos. Ao que parece a respiração constante e intensa, durante horas e horas e horas seca muito os lábios podendo provocar gretas. Já bem basta o desconforto das posições e da dor, não queremos sentir fogo nos lábios. Viva o baton do cieiro.


A Hora H
Quando ir para o Hospital?
Quando temos contracções há mais de 1 hora com intervalos de 5minutos. As contracções são já fortes e recorrentes. Mede-se o tempo de uma contracção desde o inicio de uma até ao inicio da segunda;
Quando as águas rebentam e o liquido é verde ou acastanhado a urgência em chegar ao hospital deve ser maior do que quando as águas rebentam e são claras, pois significa infecção do liquido amniótico e bebé em esforço, em qualquer das situações devemos ir para o hospital, sendo a 1ª situação mais preocupante;
Finalmente quando deixamos de sentir o bebé durante algumas horas. Por isso devemos ir fazendo o teste dos movimentos, em que o bebé deve movimentar-se pelo menos 10 vezes no período de 2 horas. O não movimento pode significa falência cardíaca ou asfixia por cordão umbilical, por exemplo.


Águas, rios, oceanos
Pois é, parece que quando as águas rebentam, elas não só rebentam e molham tudo por onde passam como são continuas durante algum tempo. A coisa não escorre e pronto, pode demorar um pouco a passar. Como temos de ir para o hospital, usamos um penso ou uma toalha para proteger.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sabias Que? Factos sobre gravidez Dr.Oz - Parte 1

Depois de algumas horas a absorver mais umas página do YOU HAVING A BABY do Dr.Oz e Dr.Roizen, decidi sublinhar algumas passagens que achei ""merecedoras"" de estarem aqui no blog da barriguita.

1.- Pele com pele:
A forma ideal de transportar o recém-nascido é metaforicamente "à canguru", usando um marsupio por exemplo. A proximidade física assemelha as condições in útero do bebé e pode ser muito útil em vários elementos do desenvolvimento neurológico e emocional do bebé. Nesta posição o bebé pode cheirar a mãe, ouvir o batimento cardíaco e os pulmões, sentindo a temperatura quente do corpo da mãe.

2.- Olfacto 100%
Até aos 8 anos as crianças possuem um olfacto ímpar, virgem! Um olfacto muito mais sensível do que o dos adultos. Pela lógica, o nosso olfacto é tanto mais desenvolvido quanto mais novos somos, por isso os recém-nascidos têm este sentido muito apurado, até mesmo ainda no útero da mãe já cheiram o liquido amniótico e reconhecem os vários cheiros dos alimentos. Curiosamente, porque a saliva, o suor e o leite da mãe contêm alguns dos odores contidos no liquido amniótico, o recém-nascido irá reconhecer esses cheiros após o nascimento, tornando mais fácil a amamentação. Disto tiramos as seguintes lições:
- A mãe deve comer aquilo que quer que o bebé goste de cheirar no futuro
- A mãe não deve lavar as mamas com sabão já que contribui para a perda do odor característico. Os bebés preferem mamas com o odor natural da mãe. Lavar os mamilos com água e após cada mama retirar e aplicar um pouco de leite sobre o mamilo, não só regenera como mantém o odor permanente.


3.- Ouvidos de Beethoven
Já que a visão não é muito simpática para os bebés in utero, pois permite apenas a distinção entre vários tons de claridade e escuridão, há que apostar em outros sentidos como o do olfacto e o da audição. Na verdade os bebés ouvem a 90 decibéis os ruídos de:
- movimentos estomacais e intestinais
- o sangue a correr pelas veias e artérias

para termos noção do que são 90 decibeis, é como termos um barulho de fundo num apartamento que fica localizado junto de uma linha de comboio. Uma vez que o funcionamento dos ouvidos intra-utero é igual ao dos bebés recém-nascidos, importa ter cuidado com barulhos/sons altos pois podem danificar as estruturas do ouvido e provocar lesões graves. Cuidado com concertos ao vivo, trabalhos em fábricas, viagens de metro ou avião.

4.- Gosto requintado
Aos 2 meses de gestação o bebé já aprecia paladares. às 17 semanas o bebé distingue perfeitamente sabores como o da cebola, alho ou outros sabores fortes de outros mais suaves. Daqui depreende-se que quanto mais comermos um determinado alimento maior a probabilidade do bebé ser sensível e gostar desse alimento após o nascimento. Por isso há que investir em comida tão variada quanto possivel, com incidência nos tão temidos legumes, cenoura, agrião, bróculos,...
A importância do desenvolvimento do paladar reflecte-se basicamente no reconhecimento da mãe depois do nascimento, já que muitos dos sabores do liquido amniótico estão no seu suor e leite.

5.- Estimular, estimular, estimular
Ouvir a mãe a contar uma história, ler seja o que for, cantar, falar é muito importante para o desenvolvimento cerebral do bebé mas também para a criação de uma relação auditiva entre mãe-bebé numa fase precoce. Também se encoraja o ouvir todos os tipos de musica, uma vez que ajuda a estimular os seus sentidos e melhora o desenvolvimento do cérebro. Durante e após a gravidez queremos expor o nosso bebé ao maior número de estímulos positivos possíveis (desde que o bebé não esteja a dormir), expô-lo a diferentes ambientes e sons, ajuda a estabelecer as conexões neuronais.

Dúvida minha: faz bem ou mal estimular os bebés com caricias na barriga da mãe?

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

28 Semanas - 7 mesinhos de gravidez

Como estamos de barriguinha aos 7 meses?



Estamos muito bem :)

Quando deixámos os 6 meses para trás fomos comemorar o 7ºMês para a praia de Tróia, o refugio dos pinguins pré-papás. Deu para tirar muitas fotos à barriguita.

Neste primeiro fim-de-semana dos 7 meses li mais umas 100 páginas do Livro do Dr.Oz - You Having a Baby. Sublinhei imensas passagens interessantes, sobre as quais irei fazer um post mais tarde. Inúmeras dicas e informações que vêm colmatar a minha ignorância neste campo. Fiquei contente por acharem que é super importante o recém-nascido estar em contacto pele-a-pele com ambos os pais nos primeiros tempos. Por isso usar o marsúpio é cada vez melhor ideia. Mas mais tarde falarei sobre este e outros assuntos.

Este fim-de-semana comecei também a testar a sensibilidade da mama, ""belisquei"" algumas vezes, usei a bomba manual duas vezes...e apenas com isto fiquei dorida. Esperemos que a bebé não faça tanta força de sucção como a bomba manual fez.

Aproveitei para fazer uma mini bolsa de higiene para saídas, para quando formos passear com a bebé e tivermos de mudar a fraldinha. Fiquei com uma dúvida que se aplica à higiene dentro e fora de casa que é...o que devo usar para limpar o rabinho? Não devo usar algodão, não devo usar papel higiénico...deverei usar compressas para limpar o cocó? A enfermeira do curso não recomenda toalhetes com perfume na fase de recém-nascido...será que há toalhetes sem perfume?


Coloquei numa bolsa o seguinte:
- 4 unidoses de soro fisiológico
- 1mini-caixa com 10 discos de maquilhagem
- pacote de toalhetes de viagem
- 2 unidades de compressas
- 1 mini-creme emoliente
- 1 mini-creme assadura

De tudo o que é necessário falta-me apenas tirar essa dúvida dos toalhetes e:
- adquirir uma bolsa transparente de plástico para colocar todos os produtos de higiene para saídas
- adquirir um mini vaporizador para colocar água e lavante Mustela (por ex)
- um mini frasco conta gotas para colocar álcool (limpeza do umbigo)

Quero ainda comprar velcros para colocar e/ou coser à mochila da bebé e às bolsas que vou fazendo:
- 1 bolsa de higiene
- 1 bolsa roupa
- 1 bolsa fraldas
- 1 bolsa termo

Vi esta técnica ser usada por uma recém-mamã que conseguia arrumar muito mais facilmente a mochila da bebé desta forma, porque era só colar e descolar o velcro, sempre nos mesmos sítios, evitando estar à procura das várias bolsas, ou retirar várias só para encontrar uma.
Quero também uma mochila sobre a vertical que dê para colocar as bolsas mais organizadas. Não gosto muito dos sacos, prefiro mochilas.

Hoje chegou o humidificador, já está a bombar. Agora vamos comprar um medidor de humidade, tipo termómetro, que nos indica qual a percentagem de humidade no ar. Assim controlamos melhor os níveis desejados de humidade. São muito pais-galinhas estes.