terça-feira, 23 de novembro de 2010

Porquê obesidade materna em pessoas informadas?

É certo que hoje em dia temos comida "fast" à nossa disposição e aliando a facilidade de comer alimentos gordos, calóricos, plásticos mas saborosos, à nossa vontade repetida de o fazer...não é nada dificil engordar 30kg como várias celebridades portuguesas se "orgulham".

Mas sejamos um pouco mais racionais: Também não é preciso ser-se muito inteligente e ter de fazer um grande investimento literário para saber que existe um limite no peso que se deve adquirir com a gravidez, não obrigatoriamente pela saúde da mãe, mas sobretudo pela do bebé.

Numa pesquisa que me levou menos de 10segundos, no google, eis o que obtive:

É esperado de uma mulher que tenha IMC (Indice de massa corporal) pré-gestacional menor de 19,8 kg/m2 ganhar entre 12,5 kg a 18 kg com a gravidez - eu tenho 19 ou 20 e por isso encaixo-me neste intervalo, vou tentar situar-me mais nos 12-13 do que nos 18, claro!!;

De uma mulher com IMC de 19,8 kg a 26,0 kg ganhar de 11 kg a 16 kg;

De uma mulher com IMC entre 26 kg a 29 kg/m2 ganhar de 7 kg a 15,5 kg;

E a que tiver um IMC pré-gestacional acima de 29 kg/m2 ganhar até 7 kg.

Faz sentido, certo? Quanto mais "gordinha" for a mãe menos peso precisa de ganhar.

Com 5 meses e meio de gestação, eu ganhei entre 3 a 4 kilos. Faltam-me ainda 4 meses para ganhar os restantes 8 kilos.


Cada mãe é responsável por si e pela sua saúde e tem o direito de fazer com ela o que quiser, mas o mesmo não pode fazer com a criança que carrega no seu ventre. Já se sabe que não há nenhum Ser humano totalmente livre porque não é livre de escolher os pais que tem, em especial a mãe que carrega o bebé e é a única responsável pela vitalidade fisica e emocional do mesmo. Por isso mesmo, se não por todas as outras óbvias razões devemos dar aos nossos filhos hipótese de escolha de ter uma vida saudável ou de fazer com ela o que quiser quando tiver idade para isso.


Saiba-se que obesidade materna é responsável por variadas patologias nos bebés e que uma mãe gorda não significa um bebé gordinho, bem pelo contrário, há cada vez mais partos prematuros por causa da obesidade.

Vejamos as consequências gravíssimas da falta de inteligência, falta de espírito de sacrifício e provavelmente (embora me custe a acreditar) falta de informação das mães que engordam 20-30-40 kg numa gravidez:


Para elas:

Mulheres obesas podem ter:
- diabetes gestacional,
- aborto e dificuldade para realizar reprodução assistida
- aumento dos niveis de depressão materna pós-parto
- diminuição de amamentação (quer do periodo de lactação quer da probabilidade de amamentação)


Para o bebé:

- malformação congénita
- disfunção feto-placentária
- retardo no crescimento intra-uterino
- morte intra-uterina
- problemas cardiovasculares
- problemas intestinais
- distúrbios do sistema nervoso central
- nascimento prematuro
- hiperactividade
- esquizofrenia e outras patologias mentais
- diabetes
- obesidade mórbida
- diâmetro occipital diminuído,
- membros superiores mais longos comparados com membros inferiores


Já para não falar no momento do parto:
distorção de ombro, sofrimento fetal, diminuição do Apgar, aumento da morbimortalidade, compressão do pólo cefálico, desproporção cefalopélvica e prolongamento do período expulsivo, podendo deixar sequelas definitivas nos filhos dessas mulheres.

Ora, eu demorei cerca de 10minutos a escrever tudo isto mas apenas 10segundos a encontrar um artigo cientifico que falasse sobre este assunto, além de tantos outros links de websites de aconselhamento. Será que o esforço é assim tão grande para encontrar informação positiva, que leve as mulheres a continuarem mal-informadas ou será que não vale o sacrifício de comer o "bolo com creme"?

De vez em quando uma asneirinha, de vez em quando um miminho...mas 20-30-40kg de asneiras? Será que querem mesmo ser mães? É que ser mãe significa acima d etudo SACRIFICIO, e se na fase mais importante não existe esse sacrifício..não imagino quando a criança já tiver nascido.

Ecografia Morfológica

Hoje, dia 23 de Novembro, comecei o dia muiiiiito cedo. às 05.20 da manhã já estava a pé, para me preparar para a eco morfológica das 22 semanas.
Depois de um bom pequeno-almoço recheado de proteína e vitaminas ( 1/2 litro de água, 2 laranjas pequenas, 1 kiwi, um queijo fresco e uma torrada), e de um banhinho relaxante, eu e o papá da pinguinha saímos "chuva fora" em direcção ao Centro Ecográfico de Entrecampos para a consulta do Dr Amadeu das 06.45h.
A minha irmã já me tinha recomendado este médico e a minha própria médica deu boas recomendações também, mas nada como ter a experiência em 1ª mão.

A pinguinha estava muito activa, deve ter estranhado tamanha actividade tão cedo, ou então estava rabugenta por não a deixarem dormir, talvez por isso decidiu colocar-se de cabeça para baixo e "chutear" a barriguita, felizmente estava em excelente posição para a "fotografia".

A ecografia morfológica é muito importante e provavelmente por isso é a mais demorada, esta durou cerca de 1h 30m.

A ecografia Morfológica analisa toda a anatomia fetal e detecta várias malformações graves;
Permite avaliar os marcadores ecográficos de anomalias cromossómicas e/ou genéticas.

Este exame permite uma análise sistemática e completa da morfologia fetal. O Dr Amadeu observou, mediu, re-observou e re-mediu cada parte do corpo da pinguinha.
Começámos, com outro médico especialista em cardio, por uma análise de 10minutos no coração, onde se avaliou todas as cavidades, tamanhos, funções, fluxo sanguineo, batimento cardiaco, entre outros.
Depois seguiram-se as restantes partes do corpo, numa parte 2 do exame já com o Dr Amadeu, nomeadamente:
• Crânio(forma, ossificação)
• Cérebro (estruturas internas, dilatações, anatomia)
• Face (lábios, palato, globo ocular, cristalino, osso nasal, mandíbula, maxilar)
• Orelhas (implantação, formato)
• Coluna (cervical, torácica, lombar)
• Nuca
• Tórax (ecogenicidade pulmonar, relação da área cardíaca, hérnias)
• Coração (quatro câmaras, vias de saída, defeitos septais, eixo, ritmo)
• Abdómen (dimensão)
• Rins e bexiga - perfeição de acordo com o médico;
• Estômago, fígado e intestino - tudo normal, limpinho e a funcionar correctamente;
• Membros (pernas, pés, braços, mãos e dedos) - "Mãos compridas como a mãe" disse o Dr. Amadeu...é verdade pinguinha mãos compridas e delicadas, serás pianista. 5 dedinhos nas mãos e 5 dedinhos nos pés, todos os dedos com os respectivos ossos...tudo normal.
• Genitais (confirmação do sexo fetal), não que fosse necessário mas já agora ficámos com uma fotografia do grande plano para qualquer dúvida que ainda pudesse haver

Além da avaliação estrutural realiza-se também a biometria fetal completa, incluindo medidas dos ossos longos (tia, femur, cubito,...) , circunferência craniana, circunferência abdominal e todas as relações biométricas. (DBP/DOF;CC/CA e DBP/CF).

A idade gestacional ao dia 23 de Novembro é de 22 semanas e três dias, pelo que se estima que a pinguinha nasça entre o dia 13 de Março e o dia 25 de Março, considerando 38 ou 40 semanas.

Foi uma experiência belissima, a de ver a pinguinha durante mais de 1 hora, a chutear, a pular, a chupar os dedos, a "morder" os lábios, coçar a cabeça, uiii entre tantos outros gestos engraçados.
No fim, os papás foram congratulados pelo Dr Amadeu por estarem a garantir uma gravidez saudável, e à mamã por continuar magrinha e a garantir que a sua bebé não é vitima da ideia falsa e pré-concebida de que gravidez= comer por dois. Ainda nos falou de que em lisboa a obesidade pré-natal das mães aumentou de 2006 a 2010 cerca de 52%, o que é na minha perspectiva, no mínimo chocante. Mas no próximo post falarei sobre isso. Este é apenas de celebração.

Estamos de parabéns, agora a pinguinha só tem de crescer e a mamã continuar a fazer exercício (andar a pé), beber muita água, comer muita fruta e proteínas e evitar gorduras.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pele, estrias, Vitaminas A e C e H2O

A meio do 2º trimestre começam-se a levantar alguns problemas e dúvidas com a pele.

A pele continua a esticar e depressa começam a surgir as primeiras estrias, que como se sabe são irreversíveis e por isso permanentes, para angustia de todas as mulheres, que pagam este pequeno preço por serem mães.

No passado dia 13 tive um pequeno grande susto porque acreditei que me tivessem aparecido duas pequenas estrias na barriga na parte superior. O aspecto delas era como se tivessem aparecido durante o dia e tinha as comichões habituais das estrias. Depois de um momento de pânico, já que as estrias aparecem de facto a cerca de 90% das mulheres na gravidez mas só após as 30semanas. O que fiz foi banhar-me de oleo johnson e depois cobrir a barriga de creme hidratante, esperando com isso minimizar o aspecto das estrias ainda recentes.

No dia seguinte não as vi lá pelo que nao deviam ser estrias, mas sim alguma marca estranha de roupa, mais profunda que não queria sair na noite anterior.
Como sustos destes têm sempre o seu "q" de positivos, fui pesquisar mais sobre o tema das estrias e descobri que quem tem propensão para estrias pouco pode fazer para evitá-las na gravidez. Mas dentro do pouco ainda há dois elementos que contribuem bastante para que as que aparecerem sejam de menor dimensão:

Água
Vitaminas A e C

A hidratação da pele é muito importante, mas desmistifique-se o papel sobrevalorizado dos cremes e óleos, porque muito embora contribuam para a hidratação da pele de fora para dentro...é um facto, não evitam de forma alguma o aparecimento das estrias.
Assim, é mais por uma questão de consciência que banho a minha barriguita todos os dias com óleo e creme gordo...afinal tudo ajuda. No entanto, o que realmente ajuda é a hidratação de dentro para fora, ou seja a água que ingerimos diariamente.

Recomenda-se, uma média de 1,5 a 2l de água por dia, nunca menos de 1,5l...e isto tem de ser todos os dias, sem excepção.

Eu não tenho cumprido estas doses, em média acho que ingiro à volta de 1 litro, máximo 1.5l, dividido em água, sumo de laranja, leite, chá e sopa. Por isso esta chamada de atenção veio mesmo a calhar, espero ainda ir a tempo...a partir de hoje, vou investir na hidratação. Aliás já era uma promessa que tinha feito a mim mesma pelos meus 30 anos...cuidar mais da minha pele. Agora que já fiz os 30 não há como escapar.

Vitamina C
Quem pensa que a vitamina C apenas (salvo seja) faz bem aos ossos, aos dentes, ás gengivas e aos ligamentos e vasos sanguíneos, engana-se. O curioso é que a vitamina C ajuda bastante na produção de colagénio que é um dos grandes elementos contributivos para a não degradação da pele. Com colagénio a pele mantém-se mais firme e jovem, actua como o agente botox, só que na versão natural!

Assim, há que ingerir bastante vitamina C, não só por estar grávida e a pinguinha precisar desta vitamina C para o seu crescimento, mas também para evitar estrias. Para obter vitamina C, e de entre outros alimentos que não sou muito apreciadora, felizmente os que mais têm esta vitamina são do meu quotidiano:
laranjas
kiwis
tomate
bróculos

- de entre estes, os bróculos e tomate não têm sido constante na gravidez, foram anteriormente à gravidez mas entretanto descuidei-me. Há que voltar à carga.

Vitamina A
Não menos importante é a Vitamina A, ou retinol, que já lemos e ouvimos muitas vezes em publicidade de cremes anti-rugas. Advém de alimentos como a gema do ovo e leite. E ainda a forma Caroteno da vitamina A, que se obtém nomeadamente de cenoura, abóbora, espinafres, agrião. Quanto mais verde ou amarelo for o alimento mais caroteno tem.


Podemos também ajudar a pele com máscaras de mel após o banho, é um excelente alimento de hidratação de pele, mas lá está...qualquer agente que actue de fora para dentro é sempre menos eficaz dos que actuam internamente.

Pelo lado negativo existem outros elementos que favorecem o aparecimento das estrias pelo seu elevado teor calórico ou de açúcar, como por exemplo carnes vermelhas, farinhas brancas (massas, bolachas não integrais, arroz branco...), fritos, doces e chocolates. Evitando estes alimentos estaremos a contrariar um pouco o aparecimento das ditas maléficas estrias.

Esta é a minha receita para os próximos 3meses e meio! Vamos em frente, marchar marchar!!

Festa de 30º Aniversário

Este fim-de-semana foi espectacular! Em Tróia passam-se dois dias com muita natureza, calma, paz e poucas pessoas. É o destino ideal para quem tem pouco tempo e não gosta de viagens longas. O tempo esteve excelente, deu para passear muito, respirar ar fresco e tirar muiiitas fotografias à barriguita. Ficámos no Aqualuz tróia mar, que aconselho vivamente. E gostámos tanto de tróia que um dos objectivos para esta década dos 30 é sem duvida comprar lá uma casinha de férias, seria um excelente investimento e um pequeno sonho realizado.

A pinguinha recebeu muitas prendas ontem. A primeira foi um marsupio chicco do avô materno.
Vai requerer formação e treino antes da primeira utilização. Pareceu-me muito pró. Muito obrigada pela prendinha fantástica, vai dar um jeitão!
No dia seguinte, dia 14, a segunda prenda que a pinguinha recebeu foi da meia-irmã mais velha, que lhe ofereceu uma banheirinha insuflavel de viagem da disney. Vai dar muito jeito se os papás quiserem ir passar fins-de-semana na primavera/verão a troia, desta vez a três.

à tarde, a mamã e a pinguinha tiveram direito a um lanchinho em casa da avó materna, onde estiveram novamente o papá claro! A meia-irmã linda, os tios e o priminho. Assim que chegámos houve logo prendas e prendas...só coisas úteis e engraçadas. Ora vejamos, o priminho ofereceu um doseador de leite em pó...ele sabe o quão jeito lhe deu nos primeiros meses, não foi meu sobrinho lindo? Obrigada!!

Depois seguiu-se a prenda com mais acessórios que foi da Tia e Tio, ofereceu um lindo e gigante cabaz.


A começar com uma Hello Kitty linda e querida demais, seguiram-se objectos como:
- conjunto de cremes hidratantes, lavantes, tónicos
- escova para limpar biberão
- biberão de agua
- Chucha para recém nascido
- suporte para chucha
- Toalhitas
- pacote de lencinhos de papel
- alcool para limpar o umbigo
- acessorio para limpar narizinho
- conjunto de manicure/pedicure
- detergente roupa bebe
- esponja de banho
- ...

Com certeza mais coisas que agora não me recordo por não estar a ver tudo neste momento. Foi uma quantidade fabulástica de utensílios realmente UTEIS! A Pinguinha agradece e a mamã também - Obrigada Tia pela excelente ideia e pelo trabalho e dedicação que colocaste na prendinha!!!!!

A seguir entrou em acção a vovó marguinha e roubou todas as atenções com um fantástico muda fraldas, muito parecido com este, cheio de divisões para colocar os acessórios de limpeza e banho:

Dá para colocar em cima da cama da pinguinha ou da banheira, excelente ideia e excelente prenda. Mas a vovó não se ficou por aqui e ainda ofereceu umas botinhas da hello Kitt e um termo de passeio, para que a pinguinha possa passear quentinha e beber o seu leitinho sempre que tiver fomeca. Tudo genial e super útel...haja experiência que eu ainda não tenho.

Chegada a hora de ir papar, tivémos direito ao maior lanche de sempre, com salgados e doces, patés e tudo do melhor, até pizza houve!! Tudo o que a mamã gosta estava na mesa. Comida boa, companhia ideal, foi muito divertido este lanchinho e foi a melhor prenda que poderia ter pedido para este 30º aniversário. Posso pedir um BIS para o próximo ano mas não quero abusar da sorte, ehehehe!!!

Obrigada Marguinha pela excelente tarde que proporcionaste a todos nós, inesquecível o carinho e dedicação pulverizados em todos os detalhes. Obrigada também Maninha pelo teu valioso contributo no lanchinho, notou-se as tuas mãozinhas de fada nas várias delicias da mesa.

Quem fez a pizza? eheheh, ja foi toda hoje ao almocinho.

Depois do lanchão fomos visitar os avós paternos, que nos ofereceram um conjuntinho de 3 livros de contos, os primeiros livrinhos de histórias da pinguinha, para ajudar a adormecer, ver as imagens dos bonecos e aprender que ler é muito bom. Obrigada pela prendinha!!

No final do dia, regressar a casa sabe sempre bem e especialmente quando se tem o melhor marido do mundo. Vais ver pinguinha que o teu pai é o Ser mais docinho e meiguinho que terás à tua disposição, são só mais 3 meses e meio...tá quase, quase!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

30 aninhos, ja ca cantam...como foram os 20?

30 anos, passaram moderadamente depressa! Mais depressa passou a última década. A década dos 20 foi uma caixinha de surpresas, ora vejamos o que de mais marcante aconteceu nos 20's, por ordem cronológica:

Consegui independência económica para ir ver os Bon Jovi lá fora (espanha e inglaterra), aproveitei e ainda dei um abracinho ao Jon;

Licenciei-me em psicologia, um curso que mudou a minha perspectiva sobre mim e os outros e o mundo;

Consegui dois empregos na minha área em 1mês de envio de curriculos - CRESCI!

Com os primeiros ordenados,ofereci uma viagem a Paris aos meus pais;

Conheci o homem da minha vida e ganhei uma nova família - CRESCI MUITO!;

Comprei o meu primeiro (e ainda único) carrinho - o super yaris;

Mestrei-me em comportamento organizacional;

Fui viver sózinha - Saí de cada e aluguei um apartamento - CRESCI!!;

Fui Tia de um menino maravilhoso - CRESCI!!;

Comprei casa numa zona lindissima - CRESCI!!

Viajei, viajei...com o meu amor em Africa (Cabo Verde e Angola); América (Brazil, Caraíbas e EUA); Europa (Itália, Alemanha, Polónia)

Despedi-me do meu emprego de recursos humanos

Montei uma empresa - CRESCI!!

Fui trabalhar para Angola - CRESCI!!

Casei num cruzeiro nas caraíbas

Vendi a casa

comprei outra casa - CRESCI!!

Partilhei a viagem da minha vida (EUA - NY; NIAG; WAS; LV e LA) com as duas pessoas mais importantes da minha vida: Mamã e maridão;

Comprei escritório para a minha empresa...finalmente...e no mesmo prédio da minha casa!

ENGRAVIDEI - CRESCI!!!!!!!!!!!!!!!!


No meio destas experiências, tantos outros momentos maravilhosos que partilhei com a pessoa que mais me fez crescer e que me faz a mulher mais feliz do Mundo. Não estão aqui mas estão no meu coração.
Obrigada Pinguim!!

Pronta para os 30 e para desempenhar o papel mais desafiante de todos - ser Mãe. Vamos lá trintona!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fim-de-semana a três - 30º aniversário

Este fim-de-semana a mamã e o papá pinguins celebram 5 anos de muito amor e para comemorar esta união, além do 30º aniversário da mamã, vão levar a pinguinha a passear. Pela primeira vez vai dormir num hotel com vista para o mar, em troia, e com tudo a que tem direito, spa, piscina aquecida, buffet de pequeno-almoço, praia, caminhada... é um fim-de-semana em grande só a três :)

Agora que já tem perninhas compridas para dar chutinhos na barriga, já pode começar a treinar os reflexos naturais de andar durante este fim-de-semana, caminhada é o que não faltará.

Esta semana correu tudo muito bem com a pinguinha, muito activa passou a semana a ouvir musiquinha e a dançar la dentro. Todos os dias de manhã cumprimentou a mama com vários mini-pontapés...é o nosso ritual da manhã, antes de sair da caminha. Está a crescer de dia para dia e a interagir cada vez mais.
O papa já repete várias vezes a palavra "papá" junto da barriguinha...nunca se sabe se temos uma pinguinha precoce

Esta semana a tia emprestou 1001 acessórios para a sobrinha e ontem estivemos já a separar roupinhas e a montar a cama da menina. Aos poucos e sem pressa, a pinguinha vai tendo o seu quarto mobilado e organizado. Quanto à decoração e uma vez que nos primeiros meses, a bebé não vai dar muita importância a esses pormenores, decidi esperar pela decisão de engravidar outra vez no decorrer do 1ºano de vida da pinguinha, isto porque se quiser engravidar e se tiver sucesso deverei esperarpela decoração até saber se vamos ter um menino ou mais uma menina. Não vamos querer um quarto rosinha se tivermos um menino a seguir, e não vamos querer ceder no rosa para já pois poderemos ter uma 2ª menina..Nunca se sabe e como a decoração é carote e é para ficar durante os primeiros 4 ou 5 anos pelo menos, há que saber esperar e reflectir. Até lá opta-se por uns autocolantes fofinhos na parede e por uma cortina beige clarinha com bonecos/borboletas e fadas cor de rosa pendurados nela.

Tenho tido uma gravidez santa estou muito feliz por ter uma pinguinha linda. Os pontapés são uma delicia, não fazia ideia da companhia que fazem e do sorriso que me provocam.

"Pinguinha, este fim-de-semana vais ganhar prendas da tua familia, sim porque a mamã agora já só pensa em ti, pelo 30aniversário cedeu as suas prendas para prendas para ti...aproveita e pede o que quiseres!!!"

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"O meu primeiro concerto"

Amanhã a pinguinha vai ao primeiro concerto dela ainda no ventre da mamã, vai "assistir" a uma orquestra. Vamos ver como reage às vibrações...não sei se vai correr muito bem, é que "levei-a" a ouvir um concertozito na fnac e ela queixou-se seriamente, então tive de abandonar o espaço. Mas também compreendo que os gostos dela sejam mais para a musica clássica e instrumental do que para a "rockalhada", afinal ouve esse tipo de música todos os dias, non stop...daí arriscar mais uma vez. Vamos ter esperança que ela goste de ouvir musiquinhas com violinos e piano ao vivo.

"Faz-te bem pinguinha, vais ver que vais nascer com os dedinhos das mãos de pianista, já pronta para tocar. Beijinhos dos papás pinguins malucos"

Sinal ou coincidência?

Será um sinal?

Estava a ouvir musica calminha do Richard Clayderman para a minha pinguinha linda e a certa altura gostei de uma musica em particular e quis guardá-la no meu album: "Baby Pinguinha" LOLOLOL. Quando fui ver o nome da musica é: Lara's Theme (Tema de Lara) ...Hummm, será um sinal do futuro nome da bichinha?

http://www.youtube.com/watch?v=GDJznbgizBs

Hoje, de acordo com as contas da médica quase a fazer 19semanas, fui à consulta de rotina e estava tudo bem com a pinguinha. Deu para ve-la a abrir e fechar a boquinha e a abrir e fechar os olhinhos...muito querida. O meu peso está bom, engordar um pouco mais não fará mal nenhum por isso é continuar a investir na alimentação.

Já marquei a ecografia morfológica das 22 semanas, embora creio que a vá fazer uma semana antes por indisponibilidade dos médicos. No entanto, como parece não haver consenso entre os ecografos das 12 semanas, tanto poderei estar de 21 semanas como de 22 semanas, depende de quem me irá avaliar. Para já é só recomeçar o exercício físico com passeios e experimentar a natação.

Continuo a ouvir muita musica de piano (Mozart, chopin, Richard Clayderman) e muita musica soft com vozes bonitas e musicas calmas como Bryan Adams, Richard Marx, Mariah Carey e claro...Bon jovi :)

Feeling Good!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

XX ou XY?

"É fêmea", disse o médico minutos antes de fazer a amniocentese. "Não há duvida nenhuma. Se for macho falta-lhe o apêndice". Ficámos ambos muito felizes porque tínhamos uma pequena preferência por menina. Resolvemos aguardar pela confirmação oficial que viria por SMS junto dos resultados da amnio, para celebrar ainda mais. Essa mensagem foi recebida 2 dias depois cromossomas: XX.

Fantástica notícia, maravilhosa notícia.
E agora como anunciar aos familiares?

A 1ª pessoa a saber foi a pré-médica da família. Reencaminhei-lhe a sms médica que recebemos. Nada de menina, fêmea ou outra designação qualquer menos científica, é XX como é suposto ser!

A seguir fizémos um jogo-enigma para a futura avó, tios e primo da minha parte. Para isso fizémo-los "correr" na casa toda em busca de pistas que levariam a um a última: "A resposta está na mãe (Eu)" e a resposta era um par de meias rosas que enrosquei junto à barriguita. Foi uma delicia para os pré-papás verem o êxtase e sorrisos desta minha gente, sentir os abraços fortes e energéticos cheios de contentamento e até mesmo os "Eu sabia que era menina, eu sabia!". Uma boa reacção à surpresa. Ficámos muito felizes.

Se calhar é verdade, as meninas tiram mesmo beleza às mães e provocam erupções cutâneas :) Se assim for... então pinguinha tira tudo o que puderes que a mamã não se importa, leva para ti toda a beleza e saúde que puderes, hás-de ser a pinguinha mais linda do Mundo!!!

Para celebrar esta notícia os papás receberam dos tios e do primo umas prendinhas lindas da colecção mais fofa que existe, a colecção dos pinguins. Sim porque esta será a família dos Pinguins

Primeiro o amor dos papás...

Depois a vinda da Pinguinha


A pinguinha vai crescer protegida pelos papás



E a família vai aumentar novamente para dar um(a) imãozinho(a) à pinguinha


O resto da família (avós, tios,tios-avós, prima...) foi também alvo desta grande noticia e ficámos felizes com a felicidade das suas reacções. Obrigada!

Agora há que tomar conta desta bichinha que aí vem. Muita música calminha, boa comida e amor e carinho.