quinta-feira, 29 de julho de 2010

Boletim de Saúde da Grávida

Ontem às 21.40h fui à médica na minha primeira consulta pós-confirmação da gravidez. Houve direito a comemorações e a espreitar novamente o saco gestacional, agora já com 7mm. Cresceu 6mm desde Domingo até ontem (4ªfeira), isto é que é crescer! O normal é que tenha 1cm à 4ª semana, faz 4semanas hoje ou amanhã, pelo que está tudo bem encaminhadinho.

Porque me preocupo muito com a nutrição e com exercício fisico decidi tirar todas as minhas dúvidas, então eis o que assimilei ontem:

A Nutrição:
- Os multivitaminicos devem ser tomados de manhã em jejum com muita água, aumentando a absorção;
- Não se deve comer qualquer produto à base de leite (iogurtes, queijos, manteigas, leite,...) no intervalo de 1h30 antes ou depois da toma dos suplementos vitaminicos. Porquê? Porque diminuem a absorção das vitaminas e sais minerais;
- Para aumentar a absorção das vitaminas podemos e devemos beber sumos de laranja desde que diluidos em alguma água por causa do açucar*, quer seja com a toma dos suplementos, quer seja em qualquer refeição nutritiva. A vitamina C dos sumos e da fruta (laranja) aumenta a absorção dos nutrientes;
- Não misturar lacticinios com fruta. Eu misturo sempre dois iogurtes com fruta silvestre...ERRO!! Ao misturar o iogurte estou a inibir a absorção dos anti oxidantes e vitaminas da fruta. Assim a regra mantém-se a mesma: no intervalo de 1h30 depois ou antes de comer fruta e/ou legumes devemos evitar lacticínios;
- O ideal é ingerir lacticinios a meio da manha e a meio da tarde. O cálcio do leite é importante durante a gravidez, mas cuidado com a lactose, preferir sempre leite sem lactose. Já bem basta o efeito da gravidez no funcionamento intestinal;

* atenção aos sumos de fruta. Comer uma peça de fruta ou beber um sumo de fruta não é igual. As vitaminas são idênticas mas a absorção de açúcar é muito mais rápida nos sumos, o que pode desencadear desequilibrios elevados no organismo por excesso de glicose no sangue. Assim, as fibras da fruta vêm contribuir para uma mais lenta absorção do açúcar e manutenção do equilibrio. Se bebermos sumos devemos sempre diluir em água. Num restaurante/café é simples, pede-se um sumo e um copo extra, pede-se uma garrafa de água (caso não andemos com uma) e mistura-se 1 medida de água por cada 2 de sumo. É saudável, eficaz e protege a mãe e o bebé.

Nutricionalmente é isto, além de tudo o resto que já escrevi anteriormente sobre proteínas animais e vegetais.

Em termos de exercício físico, as minhas expectativas confirmam-se. Sou aconselhada a praticar:
- hidroginástica
- andar de bicicleta no ginásio
- andar ao ar livre
- fazer abdominais
- kegel
- Pelvis
- flexibilidade

Em nenhuma destas práticas de exercicio fisico, devo ficar muito cansada ou com respiração ofegante. Devo evitar transpirar muito porque isso significa sobreaquecimento corporal.

Depois destes conselhos super hiper importantes chegou a hora do prémio. Fui premiada com um Boletim de Saúde da Grávida! Agora já estou identificada, sou oficialmente uma pré-mamã e faço parte do clube das Barriguitas. Devem ser muitas porque a cada passo que dou na rua há sempre uma mega barriguita que passa por mim.

Este boletim tem o registo dos dados clínicos e analíticos, registo de eventuais visitas hospitalares de urgência, e finalmente registo de parto.

Foi uma noite especialmente gratificante, ficámos a saber que os pré-papás foram super eficazes na rapidez da gravidez (não é assim tão vulgar nos dias que correm), em apenas 2 meses conseguiram engravidar 2vezes, uma sem sucesso e uma segunda que promete evoluir. Temos muita confiança na médica, acreditamos que fez um excelente trabalho de informação e diagnóstico ontem, é para continuar! O parto se tudo correr bem será no hospital da Luz, por ser o mais perto, é o que mais confiança nos dá e é onde a médica faz os partos (além da MAC onde também atende grávidas).


próximo passo: análises de rastreio e ecografia da 5ªsemana.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Non Stop

Exercicio fisico...non stop mesmo na gravidez? Afinal devemos nós grávidas exercitar o corpinho nesta fase tão sensivel?

Pelo que li devemos começar com exercício de pouca intensidade como caminhar, nadar e andar de bicicleta. Já há muito tempo que não nado mas vou com certeza recuperar esta actividade pois não tem impacto nenhum muscular e por isso deverá ser das melhores actividades para o bebé.

E quantas vezes podemos fazer exercício?

- É aconselhável fazer pouco exercício físico mas com muita frequência, ou seja, 20 a 30 minutos diários, no entanto estes 30 minutos não necessitam de ser seguidos, podendo ser espaçados ao longo do dia. Assim é mais complicado porque a disponibilidade para exercitar é pouca e quando existe é normalmente num único período do dia

- Como a gravidez trás consequências negativas para as articulações (já vou explicar em baixo), temos de ter cuidado com a intensidade dos impactos e alongamentos de flexibilidade, embora devemos sempre alongar antes e depois do exercício.

- Porque a estabilidade do ritmo cardíaco é bastante importante na gravidez quer para a mãe quer para o bebé, no final do treino convém fazer um arrefecimento, de também de 5 a 10 minutos, diminuindo gradualmente a intensidade do exercício e alongando suavemente no fim.


cuidados nos exercícios:

* Articulações: algumas hormonas libertadas durante a gravidez relaxam os ligamentos que suportam as articulações, tornando-as instáveis e mais propicias a lesões, devendo evitar-se exercícios que sobrecarreguem as articulações, tais como exercícios de flexibilidade, alongamentos intensos, e exercícios com mudanças bruscas de direcção;

* Equilíbrio: o peso extra ganho durante a gravidez altera o centro de gravidade afectando o seu equilíbrio, devendo evitar-se exercícios em que o risco de queda é elevado;

* Ritmo Cardíaco: o peso extra faz com que o seu corpo trabalhe de forma mais intensa quando está grávida; exercícios intensos aumentam o aporte de oxigénio e o fluxo sanguíneo aos músculos, diminuindo-os noutras zonas do corpo, como por exemplo no útero, o que irá afectar o seu bebé. Se não conseguir falar facilmente durante o exercício é porque está a exagerar.

(Fonte: http://www.bebecomsaude.com/exercicio-na-gravidez.html)

Ainda estou no inicio da gravidez e considerando o que li deve-se evitar até ás 12 semanas qualquer exercicio que aumente muito a temperatura. por isso a natação é sem duvida o melhor.

O exercício não é benéfico apenas para mim mas também para o bebé de 1mm que hoje carrego cá dentro :). Com o aumento de exercício aumento também o oxigénio que o bebé recebe através do sangue, isso favorece o aumento do metabolismo o que por sua vez favorece o funcionamento do cérebro.

Portanto, resumindo e concluindo: Até ás 12 semanas irei incidir o meu treino em dois tipos de exercícios: natação e passeios ao ar livre. São duas modalidades de baixo impacto, pouco intensas que não implicam grandes aumentos cardíacos nem sobreaquecimento do corpo, estimulam os músculos de forma moderada e contribuem para a minha boa forma e bom humor e desenvolvimento do baby.
Como sofro de problemas de coluna vou tentar fazer alongamentos simples que me ajudem a manter uma postura mais correcta, como abertura de peito com pesos de apenas 1kg (costumo fazer com 5kg), assim não faço força no músculo (não vá ele sofrer lesões) mas mantenho alguma flexibilidade.


A grande dúvida que agora rompe os meus pensamentos...então e abdominais? Posso/devo fazer? É que pensando bem na questão muscular e na flacidez decorrente de 9meses de gravidez, parece-me importante exercitar o músculo que mais cede durante este período... humm vou procurar...

Achei. Antes de mais parece não haver consenso entre os médicos, uns acham que sim outros acham que não se deve fazer abdominais, muito menos no primeiro trimestre.. Achei os seguintes exercícios seguros:


Tonificação abdominal contra a parede

1. Coloque-se de pé, com as costas cerca de 20 centímetros afastadas de uma parede. Flicta ligeiramente as pernas, mantendo-as afastadas ao nível das ancas, com os dedos dos pés virados para a frente e, em seguida, encoste-se à parede.

2. Expira sonoramente através dos dentes e contraia a barriga para dentro. Abaixe-se, mantendo as costas direitas, flectindo bem os joelhos e as ancas, alongando suavemente as costas. Continue a contrair a barriga durante mais três respirações normais.

3. Descontraia e use as mãos para ajudar a afastar-se novamente da parede. Para acrescentar ainda mais interesse, expire no momento em que levantar o cóccix e o osso púbico em direcção ao tórax. Deverá sentir o fundo das costas contra a parede. Mantenha a contracção durante alguns segundos e relaxe.

----
1. ajoelhada, mãos apoiadas no chão na linha dos ombros com os cotovelos ligeiramente flectidos, joelhos na linha do quadril. Manter a coluna recta com o pescoço no mesmo alinhamento.

Acção: expirar o ar pela boca contraindo a musculatura abdominal, levando a cabeça na direcção do quadril. Retornar à posição inicial inspirando pelo nariz.

Repetições: 8 movimentos completos.

-----

Posição inicial: a mesma do exercício anterior.

1. mover a cabeça, o ombro e o quadril para o lado direito, voltar à posição inicial e repetir para o outro lado.

Repetições: 4 movimentos completos para cada lado.

Vou procurar dvds de ginástica para grávidas, pode ser que seja mais útil!

Sonhos cor de rosa

Esta foi a primeira noite que dormi integralmente. Desde há 5 noites para cá que tenho passado bastante mal mas finalmente compreendi o que era. Com o problema do colon irritável a gravidez não vem ajudar muito, até porque a gravidez inibe o funcionamento dos intestinos.

A Prisão de ventre é um problema que afecta em maior número as mulheres e neste estado fisiológico ainda mais. O útero fica mais pesado fazendo uma compressão cada vez maior e os intestinos ficam mais relaxados, reduzindo a força intestinal, devido às alterações hormonais da gravidez.

Devemos beber um copo de água logo pela manhã; os kiwis e fruta cozida também são métodos eficazes. Eu tenho sentido efeito muito positivo com as sementes de linhaça e muita água, mas vou começar a atacar também os kiwis.

Até ontem á noite não sabia bem a que se deviam estas dores intensas que sentia a meio da noite, tinha de me levantar, andar de um lado para o outro até que passasse. felizmente ontem tomei muita linhaça e bebi água...tive sonhos cor-de-rosa!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nutrição

Há 5 meses atrás iniciei um suplemento multivitaminico para auxiliar a concepção. Comecei a tomar o suplemento depois de ler o livro Quero Um Bebé da Dra Marilyn Glenville. Os conselhos baseavam-se num programa de 4 meses, o qual segui quase à risca. Quer o multivitaminico quer os conselhos de nutrição foram muito importantes quer para a minha saúde quer para a saúde do futuro papá, que prontamente aderiu a este programa.

Agora já numa fase gestacional importa rever a nutrição e os suplementos.

Para evitar a pré-eclâmpsia (doença fatal para a mãe e bebé) deve-se tomar vitamina E, vitamina C e Ácidos gordos (Ómega 3 - que vem do peixe e das sementes de linho). Estas vitaminas ajudam a prevenir a formação de coágulos e fluxo anormal de sangue na placenta.

P
ara evitar defeitos congénitos e má-formação neurológica do bebé, devemos continuar a tomar a vitamina B9 ou Ácido Fólico até ao fim do 1trimestre. No entanto porque tomado sózinho o ácido fólico tem pouca força, devemos tomar um complexo de vitamina B, ferro, cálcio, zinco e vitamina C.

Porquê tomar Ferro? - porque a carência de ferro durante a gestação aumenta a probabilidade do bebé nascer prematuro, ou com baixo peso, ou até comprometer o desenvolvimento do cérebro do recém-nascido.

porquê tomar Cálcio? - porque é responsável pela formação dos ossos e dentes do bebé. E para a mãe ajuda a regular os batimentos cardíacos, os impulsos nervosos, a contracção muscular e a pressão sanguínea.

e o Zinco, porque é importante? - é o nutriente responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico, pela formação neurológica e do material genético, como o DNA. A carência desse mineral pode provocar aborto espontâneo, baixo peso fetal e até mesmo anormalidades congénitas, como retardo neural e danos imunológicos fetais.

Assim sendo, temos:
Complexo B ( que deverá incluir variadas vitaminas B e ácido fólico) - até ao fim do primeiro trimestre;
Vitamina C;
Vitamina E;
Ferro;
Cálcio;
Zinco;
Ómega 3

ainda se aconselha também: vitamina A mas apenas sob a forma de beta-caroteno, bem como vitamina D.

Quando for à médica vou informar-me sobre qual o complexo vitaminico que ela aconselha, e se não tiver uma resposta satisfatória vou ao celeiro pedir informação sobre isso. é muito importante sabermos as dosagens certas para esta fase gestacional.




Dia D

o dia D previsto para o parto é 24 de Março. este dia foi previsto considerando a concepção nos primeiros 3 dias de Julho (www.olaboratoriodagravida.com).

domingo, 25 de julho de 2010

Contra Factos...

2 dias depois de ir à médica, ora...noite de sexta-feira para sábado comecei a sentir dores abdominais muito muito fortes, contracções gigantescas. Apesar de ter mudado de posição inúmeras vezes, o corpo não estava satisfeito com nenhuma e agonizava de dor.
De madrugada lá me levantei e andei de um lado para o outro, no quarto iluminado apenas pela luz de presença da lua. 5 a 10 minutos depois já a dor parecia ter acalmado, deitei-me com uma almofada entre a minha barriguita e o colchão (de lado) e assim fiquei quietinha até acordar algumas horas depois.

Estas dores começaram a deixar-me preocupada. É impossivel ficar indiferente pois, se por um lado parece ser normal termos como sintoma dores abdominais, não é comum termos dores incontroláveis de tão fortes que são.
A adicionar a opinião da médica sobre a fraca probabilidade de eu estar grávida...a esperança começou a falhar, confesso. Ainda assim tentei não pensar muito no assunto e fui à procura de dicas positivas sobre alimentação. À partida devemos comer de tudo, ingerindo proteínas e sais minerais, tudo proveniente de vegetais cozinhados de preferência e de frutas.

No sábado, preocupada com esta instabilidade de sintomas achei por bem comprar 2 testes de gravidez na farmácia, fi-lo porque os testes de urina são menos sensíveis do que os testes ao sangue. A minha ideia foi saber se o teste dava positivo mesmo sendo menos sensível do que o teste ao sangue. Se desse positivo então a probabilidade da concentração da hormona ter aumentado era grande e consequentemente estaria grávida.

Aconselham a fazer o teste com a primeira urina da manhã, pelo seu teor concentrado de hormona HCG...então pensei que o melhor é fazer mais à noite pois a concentração há-de ser menor e se o teste der positivo então estou mesmo grávida. Supostamente teria de esperar 3 minutos, mas depois de 30-40segs apareceram as duas risquinhas. Fiquei aliviada e muito feliz! Só pode significar que de facto a concentração da hormona no meu organismo subiu bastante, o que é apenas expectável em gravidezes saudáveis.

Fui dormir satisfeita mas ainda com algum receio de sentir novamente alguma dor... infelizmente por volta da mesma hora, fui surpreendida por dores horríveis, estas ainda mais fortes do que as da noite anterior. A dor era difusa e atacava-me os rins, as pernas e principalmente os joelhos. Parece que a dor se manifestava nos pontos mais sensíveis e "sofridos" do meu corpo: joelhos e coluna. Levantei-me quase sem ar, tentei andar, mudei de posição dezenas de vezes, dei tempo ao tempo e nada...a dor não ia embora. Desesperada e impossibilitada de tomar qualquer decisão racional áquela hora, ingeri um clonix, a dor tinha de parar pois já não aguentava muito mais tempo! A dor parou passado meia-hora e finalmente dormi algumas horas.

Acordei sentindo-me culpada e fraca...sabia que não deveria ter tomado clonix e deveria ter aguentado a dor mas não consegui!
Como comprei dois testes de gravidez achei melhor cumprir agora os conselhos dos médicos e fi-lo com a urina matinal...novamente passados 30segundos apareceu a 2ª risquinha. Agora seria impossível questionarmo-nos...ESTOU GRÁVIDA. Mas então porquê tantas dores?

Apreensiva com o medo de voltar a passar pelo mesmo na noite de domingo e depois de uns conselhos familiares fui á urgência do hospital da Luz, lá informei a médica de serviço de tudo o que tinha passado, bem como da opinião da médica sobre a inviabilidade provável da minha gravidez. Depois de uma ecografia que levou séculos a terminar ( o que pode ser até bom sinal...sinal de profissionalismo e de perfeccionismo) e de uma análise ao sangue para determinar os níveis concretos da HCG a médica confirmou finalmente e para minha satisfação:

- os níveis da HCG duplicaram como esperado, agora tenho 600 (na 4feira tinha apenas 123);
- existe um pontinho observado de vários ângulos com apenas 1milimetro, dentro do útero;
- não foi identificada qualquer massa fora do útero.

Dito isto a médica diagnosticou uma gravidez evolutiva. Contra factos...não há argumentos (que bom!!!)

Mas há que monitorizar estas dores e por isso é importante repetir a ecografia 8 dias depois, assim o farei!

Estou finalmente mais descansada por saber que já é visivel um pontinho que se tornará (se tudo correr bem) no meu bebé. Sou oficialmente uma PRÉ-MAMÃ.

Por outro lado já tenho ben-u-ron para ajudar a controlar a dor caso ela decida aparecer novamente.

Estes dias têm sido muito intensos, não só psicológica mas também fisicamente, porque estou a mudar de casa e sinto-me cansada e stressada. Desejo que esta fase passe rapidamente, tudo o que desejo para já é estar descansadinha na minha nova casa a acariciar a minha nova barriguita, hospedeira de um bebé saudável e com força para se desenvolver.

Até à próxima consulta!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Só posso!

E assim a história começa!
Dia 21 de Julho de 2010...

Entre ir à médica, cumprir escrupulosamente todas as indicações para poder engravidar com alguma brevidade, e voltar à médica já com sintomas novos, passaram cerca de 3 meses. Apesar da consulta ter ocorrido em Abril, o plano era começar a tentar engravidar em Junho.

Porquê Junho?

Porque era o mês das nossas férias e havia sido indicado que deveríamos estar longe do stress e da rotina para começarmos a pensar neste sonho.
Pois bem...dito e feito.

Em Junho partimos em viagem prontos para vermos um Mundo completamente diferente do que até então conhecíamos e para tentar engravidar. Tudo parecia correr bem, infelizmente, as férias psicologicamente relaxantes foram no entanto fisicamente exigentes e isso poderá ter contribuído para que um primeiro sinal de sucesso se tenha desvanecido rapidamente...

Houve efectivamente uma implantação...mas a actividade física decorrente de andar vários kms por dia, subir e descer de aviões não nos permitiu um final feliz, então o meu corpo acabou por tomar de forma espontânea a decisão mais cautelosa: "Ainda não está na hora de ter um bebé...com esta correria não há condições"


....

Compreender a implantação

Após a fecundação o ovo começa a dividir-se formando o zigoto
O zigoto divide-se em duas células
Depois quatro células
E assim em diante até formar o blastócito
O blastócito vai implantar-se na parede do útero e dar origem ao embrião


...

Bom, alguma coisa aconteceu pois tive uma pequena hemorragia, seguida de menstruação. Confesso que foi uma desilusão grande...mas a primeira desilusão é sempre a mais forte...espero! (Nada melhor do que colocar em funcionamento um bom mecanismo de protecção do ego...é o que nos permite ter fé no futuro de forma desresponsabilizada e desvalorizar o insucesso do recente passado. The show must go on, já dizia a "corte real".)

Hoje é dia 21 e ainda não estou menstruada, a última menstruação decorreu da pequena hemorragia e terminou no dia 20 de Junho.
Há 8 dias atrás comecei a sentir dores abdominais moderadas, "ok, vem aí a menstruação, mais um mês sem O Sonho" pensei eu. Passou um dia, passaram mais dois ou três e afinal não veio menstruação...estranho...
será que... só pode...mas então dores, porquê? Será que...Só pode...
...

Entender a Fé
Fé é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja efectivamente verdade, apenas pela absoluta confiança que depositamos neste algo.


A fé manifesta-se de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais e a motivos nobres ou estritamente pessoais. Pode estar direccionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida. Também não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência racional.


Só pode...Só pode...

...

Começam a saltar memórias das gavetas do meu "hipocampo", " mas afinal dores abdominais aliadas à ausência de menstruação são um dos sintomas de gravidez? Será que já li isto em algum livro? Vá lembra-te lembra-te".
Palavra puxa palavra e nada melhor que comparar sintomas na internet (bem haja o google) e com amigas e familiares já mães. Ao fim ao cabo existe SIM esse sintoma, que ""fixe"". POSSO ESTAR GRÁVIDA, aliás...só posso!

Por via das dúvidas tentei desabilitar/desactivar mais um conflito entre a razão e a emoção. O resultado, de
entre o centro de emoções, que procura a satisfação imediata, e o da razão, que privilegia o longo prazo, foi sem dúvida 1-0.

Lamento, sou apenas mulher, sou apenas frágil e emocional e quero apenas estar grávida. "Razão, querida amiga perdeste o derby por "uma bola a zero" e agora temos pena! Olha, vou engavetar-te durante uns dias e quando me deres jeito saco-te novamente, ok? Boa! Agora pisga-te"

A cada dia que passar alimentarei involuntariamente um pouco mais este sonho que agora parece crescer dentro de mim.
É que 4 dias depois...Só posso...

...

Hoje voltei à médica que me passou o exame: B-GONADOTROFINA CORIONICA - grande nome para Teste de gravidez (colheita ao sangue).
Dizem os entendidos:


A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células trofoblásticas sinciciais nos líquidos maternos. No início da gravidez as concentrações de hCG no soro e na urina da mulher aumentam rapidamente, sendo um bom marcador para testes de gravidez. Sete a dez dias após a concepção, a concentração de hCG alcança 25 mUI/mL e aumenta ao pico de 37.000-50.000 mUI/mL entre oito e onze semanas.

É a única hormona exclusiva da gravidez, fazendo com que o teste de gravidez pela análise de hCG tenha sucesso de quase 100%. É o único exame que comprova exactamente a gravidez.


...

Cerca de 4 horas depois,
o resultado foi positivo, com 123 mUI/mL. Equivale a 2 semanas de gravidez...estranho? Parece que não, coincide com as dores abdominais...Será que? AHHH só posso.

Para não haver dúvidas e porque o nível desta hormona duplica a cada dois dias, nada melhor que repetir este exame na próxima segunda-feira, isso significa que o resultado terá de ser de aproximadamente 1000
mUI/mL, ou pelo menos ter aumentado substancialmente.

A médica indicou-me na consulta de que apesar do primeiro teste dar positivo poderá decorrer uma diminuição da hormona do 1º ao 2º teste e se isso acontecer poderá querer dizer que há uma qualquer irregularidade não relacionada com a gravidez e que deverá ser tratada.

Keep the Faith

...

Este foi o primeiro de muitos posts nesta longa jornada do Sonho d'A Barriguita. O ideal é que a jornada não dure mais que 9 meses, se durar (vou activar um mecanismo de defesa) vou aceitar esse facto como "Not meant to be" e como uma prova de força e de maturidade. Mas confesso que tenho tendência para gostar das coisas bem fáceis...9 meses por mim estará óptimo!

Até ao próximo resultado :)